O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

230

II SÉRIE — NÚMERO 25

que equivale, na prática, à inutilização do objectivo de apoio às empresas em autogestão visado por aquela lei:

Os Deputados do Grupo Parlamen'ar do Par:ido Socialista, abaixo assinados, apresentam o seguinte projecto de lei:

ARTIGO 1.º

O Governo expedirá, no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da entrada em vigor da presente lei, o decreto a que se refere o artigo 17." da Lei n.° 66/78, de 14 de Outubro.

ARTIGO 2.º

No prazo de trinta dias, contados da entrada em vigor do decreto referido no artigo anterior, o Pri-meiro-Ministro proferirá os despachos previstos nos artigos 9.° e 10.° da Lei n.° 66/78, de 14 de Outubro.

ARTIGO 3.°

O prazo previsto no n.° 1 do artigo 14.° da Lei n.° 66/78, de 14 de Outubro, contar-se-á a partir da entrada em vigor do decreto a que se refere o artigo 1.° da presente lei.

Os Deputados do PS: Salgado Zenha — Amónio de Almeida Santos — Carlos Lage — Marcelo Curto — José Leitão — Adelino Carvalho — António Esteves.

PROJECTO DE LEI N.° 384/1 REGULA 0 DIREITO DE ASILO E 0 ESTATUTO DO REFUGIADO

O artigo 22.° da Constituição da República veio garantir o direito de asilo aos estrangeiros e aos apátridas perseguidos em consequência da sua actividade em favor da democracia, da libertação social e nacional, da paz entre os povos, da liberdade e dos direitos da pessoa humana. E cometeu à lei a definição do estatuto do refugiado político.

A consagração desta garantia foi' para os democratas portugueses um acto de coerência « a quitação de uma dívida. Coerência da parte de quem vinha de sair de uma ditadura geradora de tormentosos exílios, dívida de quem noutros países foi encontrando acolhimento e protecção.

Os antifascistas portugueses aprenderam que o asilo 6 uma instituição necessária à luta pela liberdade, pela justiça e pela paz e que o estatuto de refugiado, pela soma de garantias que representa, é condição de coragem e estímulo aos mais nobres combates.

Entretanto, uma prática espontânea e generosa foi--se antecipando à lei definidora do estatuto do refugiado, que talvez por isso foi sendo adiada. O coração dos Portugueses foi-se abrindo e emprestando uma pátria aos que em condições difíceis continuavam lutando pela emancipação da sua origem ou tão-só pela defesa dos direitos e liberdades da pessoa humana.

E não se há-de estranhar que Portugal, sacudida a ditadura semi-secular que o oprimiu e a viver a embriaguez de uma liberdade sem peias, se tenha

repentinamente tornado aTactivo para os patriotas expulsos da própria pátria ou para os idealistas impregnados do próprio ideal.

A esse respeito, se pecámos não foi por defeito. É que, à sombra de uma bem justificada generosidade, procuram entre nós acolhimento não só genuínos e generosos combatentes, mas também alguns oportunisas que vivem à espreita de conjunturas propícias a fazerem-se passar por aquilo que não são.

Também aqui há que separar o trigo do joio, não vá o bicho do joio inquinar o trigo, comprometendo--lhc a limpidez da imagem.

E Portugal não é um país tão grande nem tão rico que possa dar-se ao luxo de abrir indiscriminadamente as portas aos falsos refugiados políticos. Um mínimo de pragmatismo constitui, também neste domínio, uma prudente salvaguarda.

Como quer que seja, faz-se mister a promulgação ds uma lei que defina quem é e quem não é, quem pode e quem não pode ser refugiado, que direi os e que obrigações decorrem dessa condição. Mais: quem é que, tendo esse estatuto, tem também direito à protecção do Alto-Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, protecção que poderá e deverá contribuir para aligeirar o peso que os refugiados políticos para nós representam.

Em matéria de fundamentação causal da concessão do es*atuto do refugiado respeitou-se, escrupulosamente, o texto constitucional. Mas embora a Constituição defina o asilo como um «direito», entendeu-se que o mesmo não pode ser concebido como um «direito subjectivo» do peticionante, razão por que, à semelhança do que acontece com a generalidade dos países, vem colocado na dependência de um acto de concessão, verificados que sejam os pressupostos factuais previstos na Constituição.

Crê-se que de outro modo não poderia ser.

Resta acrescentar que o texto proposto se não afasta sensivelmente dos projectos elaborados pelo Ministério da Justiça, no decurso do I Governo Constitucional, e do contraprojecto da Delegação Nacional do Alto-Comissariado para os Refugiados, o que abona a bondade das soluções consagradas.

Convictos de que cumprem um dever que, sendo de todos, é duas vezes um dever para os Deputados de um partido que lutou no exílio contra o anterior regime e foi somando dívidas de gratidão para com os mais diversos países, os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos termos do n.° 1 do artigo 170.° da Constituição da República, apresentam o seguinte projecto de lei:

Capítulo I Concessão de asilo e estatuto do refugiado

ARTIGO 1.º (Fundamento do asilo)

Pode ser concedido asilo político ao estrangeiro e ao apátrida perseguido em consequência da sua actividade em favor da democracia, da liberdade social e nacional, da paz entre os povos, da liberdade e dos direitos da pessoa humana, exercida, respectivamente, em Estado de que seja nacional ou no da sua residência habitual.