O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE MARÇO DE 1981

837

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

QUADRO LX1V

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: DCP:

1980: 1 USS = 50S065. 1981: I USS = 52S07.

APÊNDICE

Uma perspectiva qualitativa da evolução da economia internacional a longo prazo

Alguns estudos O mais recentes em matéria de prospecção internacional adoptam como horizonte o fim do presente século e contemplam uma visão eminentemente qualitativa, expressando as linhas tendenciais que enquadram o processo, já em curso, de transformação da geografia económica mundial.

De uma forma genérica, caberá aqui uma referência aos quadros prospectivos que naqueles estudos se contêm, designadamente quanto a aspectos como a evolução demográfica, a questão alimentar, os pro-

(1) Relatório Anual do W Bank, Études Interfuturi (OCDE) e L'Europe — Les Vingt Prochaines Années (Comis-sariado-Gera! do Piano, França). todos pubifcadt» cm 1980.

blemas energéticos e as tendências de crescimento económico, aspectos estes cujo desenvolvimento condicionará indubitavelmente a evolução mundial futura. A prospectivação a longo prazo destes aspectos efec-tuou-se tendo em consideração três conclusões gerais que os acima citados estudos referem à partida:

a) Não existem riscos de esgotamento dos recursos' naturais, nomeadamente energia e matérias-primas (contrariando, assim, as célebres teses do «crescimento zero», preconizadas pelo Clube de Roma), embora sejam possíveis rupturas no abastecimento, ligadas a factores de natureza política e económica, como sejam a concentração dos recursos num número reduzido de países, não coincidente com os principais centros de consumo, e a dificuldade em rentabilizar os investimentos necessários à extracção das reservas disponíveis;