O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 DE MARÇO DE 1981

841

GRÁFICO III Consumo mundial de energia (*)

(cm GTEC •)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(*) GTEC — gigatonelada - mil milhões de toneladas equivalentes a carvão Fonlt: Fuiuribles — Fev. 79

QUADRO N.° 4 Balanço energético do mundo ocidental

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: Comissão de Energia do VII Plano Francês.

O petróleo conservará o seu lugar primordial, mantendo-se a tendência para a elevação do preço (controle da oferta pela OPEP), gerando dificuldades acrescidas aos PEVD importadores de petróleo (cuja capacidade tolerável de endividamento está quase atingida). Adquirirão importância crescente o carvão, a energia nuclear e a energia solar. Note-se que, para

ser atingida a situação prevista para o ano 2000, será necessário multiplicar por 6 o transporte marítimo de carvão e por 25 a produção de energia nuclear.

Em matéria de energia, perspectivam-se grandes incertezas, que derivam da eventual deflagração de crises político-militares na área dos principais produtores de petróleo e da própria capacidade dos países consumidores para desencadear acções concertadas à escala internacional que permitam uma transição para novos sistemas energéticos, sem rupturas dramáticas.

As tendências do crescimento econômico nos próximos vinte anos

Várias condicionantes macroeconómicas tornarão muito pouco provável a viabilização de um cenário de crescimento forte até ao fim do século para o conjunto dos países da OCDE:

Insuficiência do investimento, conduzindo a pontos de estrangulamento antes de ser atingida uma situação de pleno emprego. Causas: capacidade produtiva excedentária da indústria