O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

984-(6)

II SÉRIE — NÚMERO 39

grato risco de importunar W. Ex.83, sinto-me obrigado, por imperativo de consciência, a solicitar a atenção e a benevolência de W. Ex.as por alguns instantes.

O estudo da variante de Oliveira de Azeméis leva quase 4 décadas de vida.

Se há 40 anos a intensidade do tráfego e as condições da via legitimavam já a sua construção, naturalmente que a validade dos argumentos cresceu na razão directa do crescimento do nosso parque automóvel e de todo o desenvolvimento económico, que transformaram a travessia de Oliveira de Azeméis e zonas periféricas no mais odiado estrangulamento da estrada nacional n.° 1. Estrangulamento a que, tristemente, poderá chamar-se um necrológio nacional.

Durante estes longos 40 anos, sempre as populações reclamaram a construção desta variante, sucessivamente prometida e lamentavelmente adiada.

Mais recentemente, a aprovação do traçado definitivo e a definição das zonas onde as edificações foram proibidas fizeram renascer a abalada esperança, acalentada ainda por promissoras declarações públicas de entidades das mais responsáveis.

E as expropriações já consumadas em 1984 mais fizeram crer que o sonho distante aparecia por fim na linha do horizonte das mais ansiadas realidades.

Compreender-se-á que a não inclusão deste empreendimento no Plano para 1985 fraduzir-se-á na mais

frustrante das desilusões, gerando, forçosamente, um clima de generalizada e justificada descrença.

Sr. Presidente, Srs. Vice-Presidentes, Srs. Conselheiros: Em nome da Assembleia Distrital de Aveiro, que aqui represento, não poderia deixar de interpretar o sentir unânime dos meus concidadãos.

Quaisquer que sejam os índices que consultemos, o distrito de Aveiro agiganta-se entre os 18 do continente. Todavia, e paradoxalmente, a atenção do poder central não vem correspondendo ao que seria exigível, mesmo que atendendo aos conhecidos condicionalismos de ordem económica que o País atravessa.

Daí viver-se entre as dinâmicas gentes deste progressivo distrito uma crescente onda de desilusão face àquilo que consideram a sua contínua marginalização. A não inclusão da variante de Oliveira de Azeméis no Plano de 1985 expressa inequívoca e renovada demonstração desta incompreensível e intolerável marginalização.

Sr. Presidente, Srs. Vice-Presidentes, Srs. Conselheiros: Sob pena de trair a missão que me foi confiada — e a traição não cabe nos meus hábitos de vida — cumpre-me denunciar aqui mais esta afronta do poder central ao distrito de Aveiro.

Rogo, pois, a W. Ex.as a inclusão integral das presentes considerações na acta desta sessão de trabalho.

Obrigado.

PREÇO DESTE NÚMERO 18$00

Imprensa Nacional - Casa da Moeda, E. P.