O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

664

II SÉRIE-A — NÚMERO 43

e duas gotas de azeite e lá iam todos contentes para o lagar, tudo bailava, tudo cantava, apenas as pessoas divertidas é que iam novamente para o lagar.

Havia mais alegria nessa altura com fome do que existe hoje com fartura.

Quando se iam deitar a altas horas da noite as pernas ardiam por causa dos cristais que deitava o vinho.

A cama era uma manta de burel por baixo e outra por cima toda suja e aguentavam tudo isso.

Luz eléctrica

Em Maio de 1954 foi inaugurada a luz eléctrica em Trevões, foi a primeira povoação a ser electrificada, mesmo antes da sede de concelho.

Desde então e até ao momento tem sido da responsabilidade da Junta de Freguesia de Trevões, sendo cobrador desde há muitos anos o Sr. Fernando.

A luz (linha ou rede eléctrica) vinha das minas de ouro entre Granja de Penedono e Penela da Beira, passava por Trevões para as minas de zinco e estanho em Várzeas de Trevões.

Assim, aproveitando esta oportunidade, a Junta de Freguesia de Trevões, na pessoa do seu presidente, Sr. Alberto Seixas, todo o povo e o Sr. Engenheiro Nascimento, responsável pela rede, acordaram em fazer a instalação eléctrica na povoação; para isso todo o povo se prestou a colaborar.

O Sr. Manuel Pardal, artista de renome em trabalhar a pedra e por obras feitas em África, orientou a construção da cabina que tem a inscrição «J. F. T.» (Junta de Freguesia de Trevões); o Sr. Adriano, pelo bom trabalho apresentado, consegue a carta de electricista passada pelo engenheiro Nascimento, da EDP.

O povo todo participou fazendo buracos nas paredes e no chão para assentar os postes; o material eléctrico foi conseguido quer através da Companhia quer da Câmara.

Houve vários peditórios de casa em casa fizeram-se letra, músicas inventadas e executadas pelos actuais tocadores do rancho folclórico, Srs. Franklin e Fernando e outro irmão destes.

No dia da inauguração da luz eléctrica actuaram dois ranchos. ;

Aqui fica uma das letras a recordar esses tempos passados, pois a melodia está ainda bem viva na alma de muitos trevoenses, sobretudo de seus autores.

Coro

Essas criaturas Que andam às escuras Sujeitas aos tropeções Devem ter vontade Que a electricidade Venha para Trevões

Esta aldeia tão falada Tem quem se interesse por ela Vai daqui a nada ser iluminada Passa a ser ainda mais bela

II

A Freguesia já tem

Uma ajuda do Estado

Mas a terra mãe

Conta ainda também

com os cidadãos que tem criado

III

É preciso andar ligeiro

Para bem da freguesia

Mas o povo inteiro ,

Tem que dar dinheiro

Para esta benfeitoria

IV

Pedimos p'ra toda a gente Ajudar a comissão Todos prontamente

Seja feita a instalação V

P'ra Trevões ter mais valores

Vão ser hoje colectados

Todos os senhores

Desde os cavadores

Até aos ricos mais abastados

VI

Todos devem dar dinheiro Qu'a luz a todos convém ^ Todos os brasileiros Serão os primeiros A dar ajuda também

VII

É preciso haver união Boa vontade e harmonia Todo o cidadão tem obrigação Em honrar a freguesia

vni

Trevões nesta ocasião Além de grande proveito Mostra ainda a Nação Que esta povoação Tem pessoa de respeito

Estruturas económicas

Delegação da caixa de crédito agrícola mútuo. Uma cooperativa de olivicultores. Uma adega cooperativa. Uma adega particular. Uma padaria.

Uma oficina de carpintaria.

Duas oficinas de preparação de automóveis.

Dois postos de abastecimento de combustível.

Seis cafés.

Um restaurante.

Dois minimercados.

Dois talhos.

Uma barbearia.

Um salão de cabeleireiro.

Duas empresas de revenda de materiais de construção e

serviço de camionagem. Uma empresa de prestação de serviços (ramo hidráulica). Duas empresas individuais de serralharia. Três empresas individuais do ramo construção civil.

Estruturas sociais

Um centro de dia e apoio domiciliário. Uma casa do povo. Uma delegação do centro de saúde. Dois jardins de infância.