O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE JANEIRO DE 1996

257

Estes produtos, levados ou trazidos dos referidos entrepostos pelas «carrejonas do rio», eram, por sua vez, daqui conduzidos pelas alimárias dos almocreves para Nespereira, Alvarenga, Cabril, Castro Daire e São Pedro do Sul através da antiquíssima via romana, que principiava justamente no referido cais de Fontelas.

Na freguesia de Santo André de Souselo está incorporada, desde a reforma de 1935, a de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão, isto é, à prístina terra de Bal-demário se acrescentou, passadas 11 ou 12 centúrias, a similar de Escamário.

A povoação tem actualmente 4500 habitantes e 3246 eleitores.

Economia

Souselo é, logo a seguir à sede do concelho, a freguesia com maior movimento comercial.

Além de um número elevado de estabelecimentos comerciais, uma parte significativa da população dedica-se ao comércio ambulante, daí resultando uma melhoria de vida dos cidadãos, comprovada pela alta taxa de construção que vem a verificar-se nos últimos 15 anos.

Este crescimento, fruto do espírito de iniciativa e qfie-rer das suas gentes, demonstra à saciedade a justeza da sua pretensão.

Com uma ligação constante à cidade do Porto, para onde se deslocam diariamente largas dezenas de pessoas para colocar os produtos agrícolas, bem como para trazer de volta tudo o que necessário se toma à vida normal do cidadão, a freguesia de Souselo é, sem margem para dúvidas, uma autarquia em franco desenvolvimento.

Enquadrada num meio rural e agrícola, Souselo distingue-se pelo seu aspecto urbano, com predominância das actividades comercial, agrícola e industrial. Relativamente ao sector industrial, muito embora o seu peso não seja tão elevado, baseia-se essencialmente na transformação de madeiras, especialmente o pinheiro-bravo, árvore com acentuada relevância nesta região.

O granito é outra das actividades em destaque na economia local. Transformado pelos artistas do cinzel, é transportado em camiões para o porto de Leixões e aí embarcado com destino a vários países europeus, especialmente a Alemanha.

Muitas das trocas comerciais realizam-se na centenária feira do Couto, principal centro urbano desta freguesia, todos os dias 14 e 28 de cada mês, sendo a de 28 de Setembro —Feira Franca de São Miguel— uma das mais concorridas da região.

Agricultura

Enquadrada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Souselo produz vinhos de alta qualidade, salientado-se os brancos, considerados dos melhores, fruto do clima e exposição das suas vinhas. Não foi por acaso que o poeta João Saraiva escreveu, no seu livro Cinfaníadas: «[...] Nunca lábios humanos com paixão/Em licor mais afável se molharam!» A selecção de castas e o saber, de experiência feito, do lavrador souselense fazem que o saboroso néctar — único no mundo! — seja altamente apreciado por todos quantos visitam esta ridente terra.

Os pomares, o milho, a batata e o feijão são produtos que têm consumo local, não necessitando, em anos normais, de ser adquiridos fora da freguesia.

A criação de gado é outra das actividades desta região com razoável peso na economia.

Comércio

Situando-se a cerca de 50 km do principal mercado abastecedor e consumidor do Norte do País — o Porto —, a apetência para negociar com esta urbe tem passado de geração em geração.

E se a primeira via foi o rio Douro, com os inúmeros barcos rabelos que diariamente demandavam a Invicta Cidade, hoje é o transporte rodoviário que permite trocas comerciais. Madeiras em bruto ou trabalhadas, granitos, frutas, vinhos e outros produtos são escoados diariamente para o Porto ou para as zonas industriais envolventes. Por outro lado, a região é abastecida regularmente com todos os produtos que a vida moderna exige. Nas pequenas, médias e grandes casas comerciais, nos supermercados ou armazenistas, encontra a população local tudo o que necessita no seu dia-a-dia: bens alimentares, vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos, materiais de construção, artigos de drogaria e papelaria, etc, satisfazem as exigências dos residentes ou visitantes. Oficinas de carpintaria, serralharia, reparação de automóveis, motos e electrodomésticos, moderna estação de serviço e abastecimento de combustíveis, posto de serviço de pneus e óleo, uma'dezena de cafés, pastelaria e padaria, restaurantes, cabeleireiros, florista, etc, são serviços cuja existência só se compreende num grande centro populacional e comercial como é Souselo.

Indústria

A actividade industrial aumentou consideravelmente nos últimos anos, e tudo leva a crer que está para muito breve o seu crescimento, pois a autarquia adquiriu terrenos para esse fim, que está a colocar à disposição dos interessados.

As indústrias de madeira ou afins são as que maior incremento têm nesta região, sendo já significativa a exportação do produto acabado para Espanha.

Existem ainda fábricas de blocos e manilhas, confecções, granitos, padarias, pastelaria, bem como uma associação de fabricantes de tapetes de Arraiolos.

A construção civil está muito bem representada, pois têm sede nesta freguesia cinco empresas do sector, bem assessoradas por cinco oficinas de carpintaria. Uma empresa de exploração de inertes do rio Douro, localizada em Souselo, é um importante apoio a este sector, do qual dependem muitas famílias da região.

Para melhor se ajuizar da grandeza sócio-económica passa-se a enumerar, por agrupamentos, o que existe em Souselo.

Indústria:

Uma fábrica de transformação de madeira;

Duas fábricas de móveis;

Uma fábrica de blocos e manilhas;

Uma fábrica de confecções;

Duas indústrias de transformação de granitos;

Uma indústria de panificação e pastelaria;

Uma indústria de extracção de inertes;

Duas serralharias mecânicas;

Duas cestarias artesanais;

Duas moagens tradicionais a água;

Dois ferreiros;

Uma associação de fabricantes de tapetes de Arraiolos. Oficinas:

Duas oficinas de reparação de automóveis; Três oficinas de reparação de motociclos;