O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE MARÇO DE 1998

741

de Cedovim, Sebadelhe e Touca. O concelho de Horta já havia sido anexado em 22 de Junho de 1682.

Até 1853 é concelho com 11 freguesias. Por Decreto de 31 de Dezembro desse ano, é exünto o concelho de Freixo de Numão e integrado, com todas as suas freguesias, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

... era o canto do cisne!

Foi decaindo e apenas estrebuchando com iniciativas dos maçónicos e republicanos locais, casos da família Castro Mesquita e Menezes e da família Vasconcelos. Durante o Estado Novo vê criarem-se alguns serviços, como posto médico, casa do povo, posto da Guarda Nacional Republicana, delegação da Casa do Douro, adega cooperativa, construção do edifício da escola primária, cobertura do ribeiro da Devesa, ligação das águas da Carvalha, ligação com a estação de Freixo, energia eléctrica, entre outros benefícios.

Após o 25 de Abril novo surto de progresso se fez sentir ao nível de melhoria de serviços e de criação de outros.

A ACDR local tem desenvolvido uma acção importante no domínio da defesa, preservação e divulgação do vasto e rico património arquitectónico e arqueológico da freguesia e mesmo da região (ver obra publicado em 1993 pela mesma ACDR).

1 — Património:

A freguesia de Numão sofreu nalgumas áreas da malha urbana verdadeiros atentados ao património com a construção de edifícios sem qualquer traça, multicores, alguns com azulejos (de casa de banho) no exterior! Uma das zonas mais bonitas, a Rua das Lajes, foi autenticamente decepada dos seus valores tradicionais, apenas tendo resistido as «lajes» osTochedos e a bonita Capela Roqueira de Santa Bárbara!

A Rua dos Malgos, Rua Direita e Largo da Praça aind-a mantêm a mesma traça original (na sua maioria), sendo possível estabelecer ali um plano de salvaguarda. Esse plano começou já a ser aplicado há alguns anos com apoio e incentivo da Junta de Freguesia, associação local e proprietários.

É riquíssimo e valioso o seu património arquitectónico, havendo a salientar:

O pelourinho, monumento nacional construído em rijo granito que assenta em três degraus de forma circular. No meio do 3.° degrau, sobre uma base lisa e circular, com leves ornatos, a majestosa coluna cilíndrica do pelourinho, em estilo jónico. É essa coluna encimada por um grande bloco, onde se relevam, de um lado, as armas nacionais — escudo de D. João V — e, de outro, as armas do concelho, representadas por uma estilizada mão estendida, debaixo de uma coroa imperial, entre um «N» e um «E», que significam Nemão.

A ornamentar a coluna, e a meio dela, vê-se esculpida uma árvore, símbolo do freixo, com a inscrição «Freixo de Numão — 1793».

Numa outra parte da coluna (lado oeste) um freixo seco, que simboliza a árvore de freixo, que ali se manteve até secar, fazendo as vezes de pelourinho!

A Casa Grande, palácio barroco de meados do século xviii, com uma capela anexa (estilo rococó), que data de 1783.

2 — Equipamento e outros serviços públicos:

Equipamentos:

Jardim de infância; Escola primária; Correios;

Posto médico;

Sede da Junta de Freguesia; Centro de dia da terceira idade; Cemitério;

Campo de jogos de futebol;

Centro de acolhimento de jovens para tempos

livres; Museu local; Mercado mensal.

Serviços:

Luz eléctrica;

Agua ao domicílio;

Rede com colector de esgotos;

Cinco cafés;

Três mercearias;

Transportes públicos;

Uma serralharia;

Duas cooperativas.

Associações:

Associação desportiva, recreativa e cultural; Associação Banda Musical.

Festas e romarias:

1.° domingo de Setembro — Senhora da Carvalha.

Edifícios religiosos e históricos:

Igreja matriz;

Cinco capelas;

Um pelourinho;

A ex-Domus Municipalis;

A Casa Grande.

Ambiente:

Jardins e espaços verdes; Parque infantil.

Nestes termos, o Deputado abaixo assinado, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo único. A povoação de Freixo de Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 19 de Fevereiro de 1998. — O Deputado do PSD, António Gouveia.

PROJECTO DE LEI N.º 482/VII

ELEVAÇÃO DE CEDOVIM À CATEGORIA DE VILA

1 — Breves notas históricas:

Cedovim, freguesia do concelho e comarca de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, diocese de Lamego e Relação de Coimbra, com uma população de 495 habitantes, tem 320 fogos e dista 24 km da sede do concelho.

Cedovim

De vestígios pré-históricos, apenas a hipótese já co/o-cada de um qualquer povoado do Calcolítico ou Bronze