O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | II Série A - Número: 068 | 13 de Março de 2008

As principais indústrias predominantes na freguesia de Samora Correia envolvem um misto de indústrias de crescimento (tecnológicas e químicas), de estabilização (metalomecânicas) e declínio (indústria de madeiras), estando instaladas mais de 140 pequenas, médias e grandes empresas industriais.
A produção industrial tem vindo a aumentar significativamente devido à implantação de novas indústrias na região, permitindo encarar o desenvolvimento da freguesia com um certo optimismo num futuro próximo. O sector do comércio e serviços apresenta, igualmente, um incremento bastante significativo devido ao desenvolvimento da freguesia e ao pólo de atracção que esta representa.
No sector turístico estão criadas as condições para que o desenvolvimento turístico, nomeadamente o turismo rural na freguesia de Samora Correia assuma importância crescente na sua economia, dado existirem infra-estruturas tais como o Centro Equestre de Braço de Prata, diversas reservas turísticas de caça e associativas, bem como a Zona da Reserva Natural do Estuário do Tejo, complementadas com a animação proporcionada por eventos anuais, tais como o carnaval, o festival de gastronomia e as festividades religiosas, factores de atracção de muitos milhares de visitantes ao longo do ano, aliadas a um património históricocultural de relativa riqueza que importa preservar.
A produção energética é praticamente inexistente devido à falta de condições naturais para o respectivo aproveitamento, dado que a freguesia de Samora Correia é uma zona de planície. No entanto, algumas indústrias estão a fazer o aproveitamento de algumas das suas fontes de energia, fazendo com que comece a existir alguma produção energética para consumo próprio.
A intensificação do desenvolvimento urbano (cada vez mais fogos habitacionais) e do desenvolvimento industrial (um maior número de industrias) levou à implementação de novos postos de transformação de energia, reflectidos no aumento do seu consumo.
Samora Correia tem hoje mais de 150 pequenas, médias e grandes unidades industriais. A par do crescimento industrial, constata-se, igualmente, o crescimento do comércio, restauração e serviços com mais de 800 unidades. No apoio à intensa actividade económica, Samora Correia dispõe, na sede da freguesia, de oito agências bancárias.
As condições naturais dos solos planos, a posição estratégica em relação ao conjunto de acessibilidades existentes, as diligências para a instalação de novos serviços públicos administrativos, a construção do futuro aeroporto internacional de Lisboa, no denominado Campo de Tiro de Alcochete, que se situa, quase na totalidade, na freguesia de Samora Correia, são condições que permitem prever que Samora Correia reforçará o crescimento do núcleo populacional, económico, social e cultural que terá relevância no desenvolvimento regional.

Equipamentos colectivos: — Unidades de saúde públicas, privadas e farmácias: A vila de Samora Correia dispõe, no seu núcleo urbano, de uma unidade de saúde pública que serve 11 139 utentes, tem seis médicos de família e sete enfermeiras. Existem ainda, mais 1657 utentes que não são servidos por esta unidade de saúde por falta de médico de família.
Dispõe ainda de dois laboratórios de análises, duas clínicas de fisioterapia, cinco clínicas médicas com diversas especialidades, cinco consultórios dentários e duas farmácias.
— Unidades de protecção, socorro e segurança: A vila de Samora Correi, dispõe para protecção, socorro e segurança de um corpo de bombeiros voluntários com 95 voluntários, 22 dos quais, simultaneamente, profissionais, devidamente treinados e equipados no quadro da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Na área da segurança existe um moderno aquartelamento que alberga o Posto da Guarda Nacional Republicana, com um quadro de pessoal previsto de 40 militares, embora, presentemente, só disponha de 22 militares.

— Equipamentos sociais: A vila de Samora Correia, a nível de apoio social, dispõe do Centro de Bem Estar Social Padre Tobias, com o estatuto de IPSS, tem as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário com 60 idosos cada e uma creche com as valências de creche com 92 crianças e jardim-de-infância com 125 crianças. Dispõe, igualmente, de quatro ateliers de tempos livres, um dos quais, também, com o estatuto de IPSS.

— Equipamentos escolares: A vila de Samora Correia dispõe, no seu núcleo urbano, da Escola EB 2.3, Professor João Fernandes Pratas, com 28 turmas e 675 alunos, a Escola EB 1, da Fonte dos Escudeiros, com 10 turmas e 226 alunos, a Escola EB 1 das Acácias, com 16 turmas e 356 alunos, o Jardim-de-Infância Professor António José Ganhão, com seis turmas e 150 alunos, e o Jardim-de-Infância da Lezíria, com duas turmas e 50 alunos.
O ensino secundário foi criado no ano lectivo de 1999/2000 e funciona na EB 2,3 Professor João Fernandes Pratas. A vila dispõe também de ensino oficial até 12.° ano.

— Museu, núcleo museológico e biblioteca: