O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

195 | II Série A - Número: 088 | 29 de Abril de 2008

3. Análise dos Contributos A análise dos contributos colhidos é de difícil sistematização, uma vez que o guião enviado às entidades foi entendido de diversas formas que, consequentemente, reflectiram diferentes abordagens metodológicas.

Ainda assim, tentaremos agrupar tendências de opinião, sem embargo da leitura do Quadro - síntese em anexo ao presente Relatório (Anexo IV), onde consta a listagem de todas as entidades que responderam, bem como a síntese do seu contributo.

3.1. Respostas recebidas sem contributos em anexo

Quatro das entidades consultadas, embora tenham respondido agradecendo a consulta, não enviaram o seu contributo, por considerarem que não o podiam fazer em tempo útil. Um dos contributos referia-se ao Tratado Constitucional, pelo que também não foi considerado.

3.2. Contributos Recebidos

Algumas entidades optaram por fazer apenas uma referência genérica ao guião, concordando (ou não) com o seu conteúdo como enquadramento para a reflexão sobre o Tratado. Outras, pelo contrário, pronunciaram-se sobre os vários pontos do guião, emitindo os seus pareceres.

Algumas entidades verteram ainda algumas reflexões, a montante e a jusante do guião que lhes havia sido enviado.

Neste contexto, o quadro do Anexo III obedece à seguinte sistematização: para além da coluna que identifica a entidade, existe uma coluna denominada “posição