O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

53 | II Série A - Número: 028S2 | 26 de Janeiro de 2010

trabalhadores que, em 2009, vissem terminado o período de concessão deste apoio social. Esta medida passiva abrangeu cerca de 45 mil activos.
Em termos globais, a intervenção no domínio do emprego abrangeu mais de 413 mil pessoas, das quais 310 mil foram apoiadas através das medidas excepcionais criadas pela Iniciativa para o Investimento e o Emprego.
Em termos de esforço financeiro, estas medidas significaram um investimento global superior a 483 milhões de euros, dos quais 261 milhões de euros enquadrados no âmbito do reforço financeiro atribuído à Iniciativa.

I.3.2. O Papel do Investimento de Iniciativa Pública Em linha com os programas de estímulo em curso em praticamente todos os países da OCDE, o Governo português propõe continuar, em 2010, a apostar no investimento modernizador como instrumento essencial de estímulo à economia, à criação de emprego e de reforço da confiança na recuperação económica.
O esforço de investimento público tem de ser feito dentro das restrições impostas pela sustentabilidade de longo prazo das finanças públicas. A orientação dos novos investimentos terá de garantir simultaneamente eficácia na criação de emprego no curto prazo e eficiência na promoção do crescimento e na melhoria da competitividade da economia no longo prazo. O investimento de iniciativa pública é também um instrumento determinante para a promoção da igualdade de oportunidades, da qualidade de vida, saúde e da coesão económica e territorial do País.

I.3.2.1. Promover o Crescimento e o Emprego Em resultado da crise económica e financeira mundial, as economias europeias apresentam níveis de emprego e de actividade económica claramente abaixo do potencial. Esta situação aconselha políticas de estímulo, nomeadamente de aceleração e antecipação de projectos de investimento criadores de emprego e capazes de contribuir para a recuperação da actividade económica. O investimento de iniciativa pública é um dos instrumentos mais eficazes para restabelecer a confiança, apoiar o relançamento da actividade económica e a criação de emprego. Os investimentos promovidos pelas Administrações Públicas podem desempenhar um importante papel na política anticíclica necessária à dinamização do investimento privado. Como referido, as políticas de estímulo baseadas no aumento do investimento público são, em geral, mais eficazes no relançamento da actividade económica do que as baseadas em diminuições de impostos. O investimento de iniciativa pública dá também mais garantias de promoção da procura interna, uma vez que, em geral, apresenta uma menor propensão a importar do que os gastos correntes do sector público ou o consumo privado, sendo assim um instrumento mais eficiente e eficaz para estimular a economia e relançar a confiança.
O investimento de iniciativa pública pode também induzir a realização de investimento privado, conseguindo-se um maior efeito de estímulo à economia por milhão de euros de compromissos assumidos pelo Estado. Os casos do aeroporto de Lisboa, em que os compromissos assumidos pelo Estado são apenas uma parcela de um investimento que mobiliza principalmente capitais privados, e das barragens, cujas concessões, sendo promovidas pelo Estado são realizadas por investimento privado,