O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

64 | II Série A - Número: 028S2 | 26 de Janeiro de 2010

qualidade de vida e um factor determinante de desenvolvimento e promoção da qualidade do capital humano.
A requalificação do parque hospitalar inclui intervenções previstas em 17 Hospitais, dos quais seis se encontram em fase de construção (Braga, Cascais, Guarda, Amarante, Lamego e Pediátrico de Coimbra) e outros quatro têm início da construção previsto para 2010 (Loures, Vila Franca, Lisboa Oriental e Algarve). Em 2010, avançarão, em regime de PPP, os Hospitais de Vila Nova de Gaia/Espinho e da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Estes investimentos visam não só proporcionar importantes melhorias nos cuidados de saúde dos portugueses, resolvendo algumas das mais importantes limitações do sistema de saúde, como também promover uma maior racionalidade na gestão do sistema nacional de saúde. Promovem assim o aumento da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados.
A substituição de unidades desactualizadas por novos equipamentos permitirá não só ganhos na qualidade do serviço prestado, como também contribuirá para reduzir custos operacionais. O mesmo acontece com medidas de racionalização da distribuição dos serviços, com a concentração de unidades a permitir simultaneamente aglomerar competências, garantindo melhor serviço, e obter economias de escala conducentes a poupanças de custos.
Os investimentos na área da saúde promovem também este sector como pólo de competitividade, reforçando a capacidade de uma oferta de qualidade que permita a exportação de serviços e de produtos de investigação nesta área. I.3.3.4. Equipamentos Sociais Outra área de aposta é no reforço dos equipamentos sociais de apoio a idosos, garantindo melhor qualidade de vida. Na área dos equipamentos sociais, destaca-se ainda o forte investimento em creches, que servirá para alargar o acesso ao ensino pré-escolar, contribuindo para a igualdade de oportunidades e para facilitar a vida aos progenitores, incentivando desta forma o aumento da natalidade. Equipamentos Sociais: Creches, Lares e Equipamentos para Pessoas com Deficiência A rede de serviços e equipamentos sociais é um pilar fundamental na vida dos cidadãos e das famílias portuguesas, e tem sido desenvolvida e ampliada através duma parceria estreita com o sector social e com apoio efectivo das câmaras municipais, permitindo assim um serviço de qualidade e de maior proximidade aos cidadãos.
A rede de serviços e equipamentos sociais concorre, por um lado, para uma melhor coesão social e territorial, porque se configura e adapta às necessidades das comunidades em função das características dos seus habitantes e, por outro lado, é um elemento chave na conciliação da vida familiar, pessoal e profissional dos cidadãos.
A coesão social e territorial faz-se através da adaptação às características endógenas dos territórios, tendo em conta o índice de envelhecimento, as redes familiares de apoio, entre outros e neste contexto da rede de equipamentos sociais, o Governo anterior confrontou-se com uma evidente necessidade de adaptar a rede ao envelhecimento do interior e à falta de respostas para a primeira infância das áreas mais densamente povoadas.