O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Situação Financeira das Administrações Públicas ambas no total economia (a receita evoluiu de 40,9% do PIB, em 2012, para 43,7% do PIB, em 2013, e a despesa de 47,4% do PIB, em 2012, para 48,6% do PIB, em 2013).
O comportamento da receita ficou a dever-se, em larga medida, à receita fiscal (aumento de 9,3%), que evidenciou o resultado de vários fatores, tais como, o agravamento da carga fiscal, o Regime Excecional de Regularização de Dívidas Fiscais e à Segurança Social (RERD) implementado no final do ano, bem como os esforços no combate à fraude e evasão fiscais.
A receita dos impostos sobre o rendimento e património apresentou uma variação positiva de 27,8% que é explicada, não só pelo aumento da carga fiscal, mas também pelo RERD. As contribuições sociais aumentaram 5,2%, influenciadas pela reposição do pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e pelo valor do RERD.
O aumento da despesa concentrou-se, essencialmente, nas despesas com pessoal (7,7%) e nas prestações sociais (4,6%), reflexo da reposição dos subsídios de Natal e de férias aos funcionários públicos e pensionistas. Este aumento foi atenuado pela diminuição da despesa de capital (17,2%), influenciada por um menor investimento e por uma diminuição nas transferências desta natureza.
Ainda que com reduções mais ligeiras, destaca-se também o consumo intermédio (-1,2%) e a despesa com juros (-0,9%).
Numa análise por subsector, verifica-se que a administração central foi o subsector que mais contribuiu para a melhoria do défice, cujo saldo passou de -7,1% do PIB, em 2012, para -5,4% do PIB, em 2013, representando uma melhoria na ordem dos 1,7 p.p. do PIB. Esta evolução favorável foi parcialmente contrariada pela diminuição do saldo positivo da administração regional e local (mais concretamente, do saldo dos municípios) em 0,3 p.p. do PIB. 46

Conta Geral do Estado de 2013
Consultar Diário Original