O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Programa Operacional Regional do Centro, um dos instrumentos a mobilizar para o financiamento dos projetos transformadores identificados para a região.

Outros exemplos relevantes para territórios do interior e que traduzem investimentos do PRR são: 120 milhões de euros contratualizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo relativo ao Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato. Trata-se de um projeto de gestão hídrica, que visa garantir a disponibilidade de água para as populações do Alto Alentejo, permitindo igualmente uma importante reconversão da Agricultura da região e possibilitando a implementação de outras atividades relacionadas (produção de energia, indústria agroalimentar, turismo, entre outras); 65 milhões de euros em Ligações Transfronteiriças nomeadamente, a ligação de Bragança a Puebla de Sanabria (ES); Ponte internacional sobre o Rio Sever; Ponte Alcoutim – Saluncar del Guadiana (ES). Estas intervenções permitem o estabelecimento de comunicações que permitam a deslocação de pessoas e bens de ambos os lados da fronteira, conferindo ao espaços transfronteiriços maior centralidade no espaço europeu e servindo como portas de acesso ao mercado internacional, de acordo com a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço.

Projetos de investimento público financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional dos programas operacionais regionais

Os projetos de investimento aprovados pelos programas operacionais regionais (POR), com financiamento FEDER, no âmbito do Portugal 2020, cuja execução se estende até ao final de 2023, ascendem a cerca de 13 mil milhões de euros, desde o início do período de programação em 2014. Dentro deste universo, encontram-se por executar cerca de 3 mil milhões de euros de apoio, o que corresponde a cerca de 5,6 mil milhões de euros de investimento, incluindo projetos do setor privado e do setor público.

Os investimentos públicos aprovados com financiamento pelo FEDER através dos POR totalizaram, até ao final de fevereiro de 2022, 5,5 mil milhões de euros, dos quais cerca de 3,6 mil milhões de euros correspondem ao financiamento dos fundos europeus. Destes investimentos aprovados, espera-se a execução de cerca de 2 mil milhões de euros até ao final de 2023, com um financiamento comunitário de 1,5 mil milhões de euros.

II SÉRIE-A — NÚMERO 11 _____________________________________________________________________________________________________________

196