O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

conquistou, assegurar a estabilidade e a segurança no financiamento face a um contexto mais incerto e para não pôr em causa a confiança e o percurso de recuperação sustentável da economia portuguesa.

O défice orçamental situar-se-á em 1,9% do PIB, reduzindo-se em 0,9 p.p., depois de se ter fixado num valor inferior a 3% em 2021 (2,8%).

A dívida pública manterá a trajetória de redução retomada ainda em 2021. Prevê-se uma redução de 127,4% para 120,7%, uma redução muito significativa após ter registado a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial em 2021.

Portugal iniciou um novo ciclo de crescimento depois da maior crise das últimas décadas. Assegurar uma recuperação completa face aos desafios que o contexto geopolítico nos coloca constitui um objetivo ambicioso, para o qual o Orçamento do Estado contribui enquanto pilar essencial. As opções que fizemos no passado recente permitiram-nos responder aos desafios da emergência que a pandemia nos impôs. As opções que fazemos agora permitirão mitigar os riscos que enfrentamos, responder mais uma vez às necessidades dos portugueses, protegendo as famílias e empresas, recuperando a economia e construindo um futuro melhor para o nosso País.

II SÉRIE-A — NÚMERO 11 _____________________________________________________________________________________________________________

20