O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

quais o país apresenta uma maior dependência de importações, tem como consequência uma perda de rendimento real.

Gráfico 1.37. Variação homóloga do saldo da balança de bens e serviços

(percentagem do PIB)

Gráfico 1.38. Termos de troca, bens (taxa de variação homóloga)

Fonte: Instituto Nacional de Estatística. Fonte: Instituto Nacional de Estatística.

Apesar da deterioração dos termos de troca, verifica-se uma grande heterogeneidade por tipo de bens. De facto, os bens energéticos e os agrícolas contribuíram para o agravamento dos termos de troca (excluindo os produtos petrolíferos, os termos de troca deterioraram-se 1,4%, no primeiro semestre de 2022), enquanto a evolução positiva dos termos de troca na indústria transformadora contribuiu para mitigar o impacto desfavorável daqueles bens.

Quando comparada com a dos restantes países área do euro, a deterioração dos termos de troca nos bens foi menos intensa em Portugal do que a ali registada, tendo a respetiva variação negativa chegado aos 6,6% (apenas seis países registaram uma variação positiva na evolução dos termos de troca). Este choque sobre a oferta e o preço da energia dever-se-á manter até serem encontradas, desenvolvidas e/ou comercializadas fontes de energia mais baratas.

Já relativamente aos serviços, Portugal encontra-se numa situação de maior perda dos termos de troca, no primeiro semestre de 2022, com uma variação de -1,6%, o que compara com a situação positiva na área do euro, cuja taxa de variação homóloga foi de 0,8%, onde cinco outros Estados-Membros apresentavam, no entanto, uma situação pior do que Portugal.

1.2. Perspetivas para 2023

Hipóteses Externas

A evolução da economia mundial encontra-se fortemente dependente de dois fatores: por um lado, a persistência dos efeitos da pandemia de COVID-19 e das ruturas nas cadeias de abastecimento global; por outro lado, pelo prolongamento da guerra na Ucrânia, com os consequentes impactos nos mercados internacionais de produtos energéticos e de matérias-

-20,0

-15,0

-10,0

-5,0

0,0

5,0

Total Total excetoprodutos

petrolíferos

Agricultura,silvicultura e

pesca

Indústriaextrativa

Indústriatransformadora

1.º Semestre 2019 1.º Semestre 2022

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

46