O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

prevista nos termos de troca, e, por outro lado, de uma melhoria significativa da balança de capital (de 1,6% para 2,6%), decorrente da entrada substancial de fundos europeus referentes ao PRR.

Gráfico 1.39. Contributos para a taxa de crescimento real do PIB

(pontos percentuais)

Gráfico 1.40. Perspetivas de crescimento: Portugal e área do euro —2019-2023

Fontes: Instituto Nacional de Estatística e Ministério das Finanças

Fonte: Ministério das Finanças e Banco Central Europeu

Comparação com as projeções de outras instituições nacionais e internacionais

As projeções de outras instituições, nacionais e internacionais, confirmam um crescimento robusto para 2022, com uma desaceleração do ritmo do mesmo para 2023. A estimativa de crescimento para 2022 (6,5%) está dentro do intervalo de previsões das instituições, posicionando-se no intervalo balizado pela estimativa de crescimento da OCDE (5,4%) e pelas do Banco de Portugal e do CFP (ambas 6,7%). Em 2023, a previsão do Ministério das Finanças (1,3%) é bastante mais conservadora, contudo dentro das previsões das restantes instituições, posicionando-se ligeiramente acima da previsão do CFP (1,2%) e sendo metade da previsão do Banco de Portugal (2,6%).

As diferenças entre as previsões apresentadas pelas diversas instituições podem refletir diferenças na informação estatística disponível quando da publicação das mesmas, nas medidas de política consideradas, assim como nos pressupostos e hipóteses externas assumidos. Estes fatores são de particular relevância no contexto atual de elevada volatilidade e incerteza, no qual se tem assistido a uma rápida degradação dos indicadores externos, agravando o grau de desatualização das previsões.

Por outro lado, o cenário do Ministério das Finanças considera um conjunto de medidas de política económica, associado à proposta de Orçamento do estado para 2023, que as previsões de outras instituições não contempla, o que tem efeito material na qualificação da dimensão do risco subjacente às projeções.

90

92

94

96

98

100

102

104

106

2019 2020 2021 2022 2023

Portugal Área do euro

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

50