O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33 | II Série B - Número: 035 | 26 de Novembro de 2008

PERGUNTA Número 590/X (4.ª) Assunto: Degradação do serviço de transporte ferroviário entre Tomar e Lisboa Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Exm.° Sr. Presidente da Assembleia da República, Arrasta-se pelo menos desde Abril do ano passado uma situação já contestada que afecta toda a zona de Tomar, entretanto consubstanciada em deliberações da Assembleia Municipal de Tomar, a última das quais adoptada por unanimidade em Setembro passado.
Prende-se a situação problemática a que urge dar resposta, com medidas tomadas pela CP. Caminhos de Ferro Portugueses, SA, no tocante à organização e prestação do serviço de transporte de passageiros em ferrovia entre a região de Tomar e Lisboa.
Na verdade, através da publicação de novos horários, operada em Abril de 2007, situação essa que persiste, foram suprimidas as paragens de comboios Alfa Pendular nas estações de Santarém e do Entroncamento, foram ainda suprimidas as paragens do comboio Inter-Cidades na estação de Fátima/Chão da Maçãs, foi reduzida a cadência e número de comboios regionais em circulação e aumentou o tempo de viagem desses comboios regionais. Tais medidas, como é bom de ver, resultaram em prejuízo das populações daquela zona, sobretudo as que dependem deste tipo de transporte público para as suas deslocações à capitai, provocando quer uma degradação do serviço e da oferta de meios alternativos de transporte quer um afastamento entre a prestação do serviço e as populações envolvidas.
Acompanhando tais medidas de desinvestimento e de redução de oferta, veio ainda a CP no passado recente aumentar os preços praticados, incluindo os preços dos passes sociais e das assinaturas mensais. Isto é, associou a subida de preços a medidas de redução do serviço e da oferta e à própria baixa da qualidade dessa oferta. Nada mais indicado para se produzir como