O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

99 | II Série B - Número: 054 | 22 de Janeiro de 2009

PERGUNTA N.º 989/X (4.ª) Assunto: Monitorização da qualidade do ar no Porto litoral Destinatário: Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regquoteleftional Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República A CCDR-N, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, assegura a recolha, o acompanhamento e a divulgação dos índices que resultam da medição diária de poluentes atmosféricos, obtida em estações instaladas na Região do Norte, tendo sido definidas duas zonas e quatro aglomerações: as Zonas Norte Litoral e Interior e as Aglomerações de Braga, Vale do Ave, Vale do Sousa e Porto Litoral.
De acordo com a comunicação social, na Aglomeração Porto Litoral (APL), a rede de controlo da qualidade do ar sofreu alterações tendo deixado de ter quatro estações de medição: em Vila Nova de Gaia, Paranhos, Rua Formosa e Rua dos Bragas.
Ainda segundo a mesma fonte, o relatório «A Qualidade do Ar na Aglomeração Porto Litoral» (que se refere ao período entre 1994, fase de início de monitorização, e 2005), os níveis de concentração dos poluentes têm vindo a aumentar, sendo que os concelhos de Porto e Matosinhos são os que apresentam maiores concentrações de poluentes, supondo-se que Gaia também deveria constar desta lista, mas que não havendo monitorização neste concelho não há dados para o confirmar.
Assume, assim, particular relevância, o encerramento da estação de monitorização em Vila Nova de Gaia, que se confirma no relatório «Avaliação da Qualidade do Ar na Região Norte - 2006».