O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

124 | II Série B - Número: 066 | 12 de Fevereiro de 2009

Assunto: Discriminação de Portugueses em Inglaterra Destinatário: Ministério dos Negócios Estrangeiros Foram noticiadas, na imprensa portuguesa, supostas situações de bullying em que as vítimas seriam portugueses, alunos em escolas inglesas. De acordo com as mesmas notícias, lusodescentes seriam discriminados e vítimas de violência psicológica por terem origem portuguesa ou até pelas posses da sua família.
Em declarações ao Diário de Notícias, a ex-Conselheira das Comunidades Portuguesas do Reino Unido e Irlanda do Norte, Cristina Pinto, terá dito que a situação descrita "está a crescer na comunidade portuguesa ou pelo menos estão a aumentar as queixas". Refere ainda a ex-Conselheira que, a título de exemplo, uma professora discriminava uma criança de cinco anos dizendo-lhe "isto é por seres português" e que nos quatro anos em que foi conselheira tiveram seguimento 30 casos de vítimas de bullying, ainda que mais queixas tivessem tido lugar (queixas essas que teriam sido resolvidas com uma conversa entre as partes).
Nos últimos dias foram ainda noticiadas greves e manifestações no Reino Unido, com o intuito de excluir os trabalhadores de origem estrangeira, nomeadamente portugueses e italianos.
O movimento "Empregos britânicos para trabalhadores britânicos" depois de ter procedido às manifestações e greves sumamente conhecidas na refinaria "Total", parece agora estar a estender-se por outras empresas, com inúmeros trabalhadores ingleses a pronunciarem-se no mesmo sentido.
Importa que à crise económica internacional não acresçam actuações xenófobas e discriminatórias. Ainda que o Governo do Reino Unido e seus representantes da Embaixada em Portugal, tenham proferido declarações no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores portugueses, interessa que o Estado Português não se demita das suas responsabilidades e acompanhe e garanta as condições necessárias aos seus concidadãos.
REQUERIMENTO Número /X ( .ª)
PERGUNTA Número 1158/X (4.ª) Еx.mo Sr. Presidente da Assembleia da República