O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0877 | II Série C - Número 037 | 31 de Julho de 2004

 

Deputado Miguel Paiva (CDS-PP), Assessor Jorge Figueiredo e Adjunto José Rua.
A delegação concentrou-se no "Solar das Laranjeiras", em Salgueirinhos - Vale de Cambra, às 11 horas do dia 3 de Maio, Segunda-Feira, iniciando a partir daqui, em autocarro alugado para o efeito, a visita de trabalho programada.

Visita a pedreiras de Caldas de S. Jorge, Concelho de Santa Maria da Feira
Após efectuar o percurso, pela Estrada Nacional 227, entre Vale de Cambra e a Freguesia de Caldas de São Jorge, no Concelho de Santa Maria da Feira, a delegação efectuou visitas às pedreiras em exploração naquela freguesia.

PEDREIRAS DE CALDAS DE S. JORGE

ID
Nome
Substância(s)
Distrito
Concelho
Freguesia
4655
Mala Posta
Granitos Industriais Aveiro Santa Maria da Feira Caldas de S. Jorge
4219
Regato *
Granitos Aveiro Santa Maria da Feira Caldas de S. Jorge
1936
Pedra Grande
Granitos e Gnaisses Aveiro Santa Maria da Feira Caldas de S. Jorge
* Pedreira com baixa de exploração

A delegação da CPLOTA começou por visitar a Pedreira da Malaposta, explorada pela Empresa Irmãos Cavaco, S. A., em cuja sede foi recebida pelas respectivas Administração e Direcção Técnica.
Na reunião ali efectuada, o Presidente do respectivo Conselho de Administração saudou a presença dos Senhores Deputados e o seu interesse em conhecer as condições de exploração da pedreira, tendo feito uma breve apresentação da empresa, complementada pela projecção de um vídeo sobre o assunto, de que ressaltaram, em síntese, os seguintes aspectos:
" Formada em 1976 por António e Eduardo Cavaco, a Empresa Irmãos Cavaco, inicialmente vocacionada para a exploração de pedreiras, cedo empreendeu uma política de diversificação com vista ao mercado das obras públicas.
" Sem deixar de consolidar a sua posição como produtor de agregados britados, tem conseguido afirmar-se especialmente na área da protecção costeira, tendo mais recentemente estendido o seu âmbito de actuação à área da promoção imobiliária.
" A estruturada empresa integra, para além da Administração, Departamentos de Pedreiras, de Obras, de Oficinas, de Equipamentos e Transportes, de Qualidade e Segurança, de Aprovisionamento, Administrativo e Financeiro, Informático e Jurídico.
" O processo produtivo da pedreira compreende a extracção, a carga e transporte, a fragmentação e classificação e, finalmente, a expedição.
" Os principais produtos produzidos são o "Tou-Venant" (granulometria: 0/40 mm), o Rachão Britado (granulometria: 40/100 mm, 40/300 mm), Britas (granulometrias: 4/6 mm, 6/10 mm, 10/15 mm, 15/25 mm, 25/40 mm, 40/60 mm), Pó (granulometria: 0/5mm) e Enrocamentos (várias granulometrias). Estes produtos são distribuídos no mercado para obras rodoviárias, obras marítimas e fluviais, caminhos de ferro, centrais de betão e construção civil.
Em seguida, a Senhora Vice-Presidente da Comissão agradeceu a disponibilidade da empresa Irmãos Cavaco, S. A. para que a delegação da CPLOTA pudesse observar a forma como é explorada a Pedreira da Mala Posta e explicou a razão desta deslocação dos Senhores Deputados ao Distrito de Aveiro e o interesse em conhecerem as condições ambientais que envolvem a pedreira em causa.
Procedeu-se, depois, à visita das instalações da empresa, tendo-se começado pelo Departamento da Qualidade e Segurança, responsável por Gestão da Qualidade, Laboratório de Ensaios e Higiene e Segurança Departamento da Qualidade e Segurança, com Sistema da Qualidade Implementado de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000 / Âmbito: Exploração de Agregados Britados.
A delegação da CPLOTA viu a seguir o Departamento de Oficinas responsável por Reparação e Manutenção de Equipamentos, Oficina Móvel e Viatura de Abastecimento e Lubrificação
Prosseguiu - se até ao local de extracção, num autocarro da empresa Irmãos Cavaco, S. A. que percorreu a pedreira, cuja carta geológica mostra a existência de granitos gnaissicos de grão fino e de grão médio, ortognaisses granitóides recristalizados, ortognaisses granodioríticos e micaxistos paragnaisse e migmatitos.
A visita continuou acompanhando o processo produtivo, o qual se inicia com a Extracção, que compreende a escolha de frente, a marcação de furos, a perfuração, a stocagem e o levantamento de explosivos, o carregamento de furos, a iniciação eléctrica, a evacuação de pessoal, o aviso sonoro e a detonação.
Segue-se a carga e transporte de materiais para as linhas de Fragmentação e Classificação, as quais dispõem de comandos e meios automatizados.
O processo produtivo termina com a Expedição de materiais, a qual inclui equipamentos de Carga, equipamentos de Transporte e equipamento de Pesagem
A empresa, através do seu Departamento de Aprovisionamento, procede ainda à Gestão e Organização de "Stocks", sendo aquele departamento também responsável pela inspecção e recepção de materiais, selecção de fornecedores, adjudicações e por um paiol.
Na visita foi também realçado pelos responsáveis da empresa a questão da minimização dos Impactes Ambientais e os investimentos feitos nesse aspecto.
De facto, no que toca às Poeiras, para além de, na linha de produção, todos os tapetes rolantes de transporte de materiais serem cobertos, é sistematicamente feita a Rega e Limpeza das Vias de Circulação, bem como a Manutenção das Pistas de Circulação e a Lavagem de Camiões à saída da exploração.
Outro aspecto importante é o tratamento do Efluente Líquido, para o que existe uma bacia de decantação
Quanto aos Resíduos, existe uma E.T.A.R. da lavagem de camiões e uma E.T.A.R. da estação de serviço e são efectuadas as recolhas de óleos usados, de sucatas, de baterias