O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0006 | II Série C - Número 013 | 29 de Janeiro de 2005

 

GUIÃO PARA A AVALIAÇÃO ORDINÁRIA E ENTREVISTA ANUAL

Antes e durante a realização da entrevista deverá ter em conta o seguinte:

Avaliado Avaliador
Discuta com o avaliador o trabalho que vai realizar no próximo ano Assegure-se que as perspectivas de trabalho para o ano seguinte estão formuladas por forma a motivar e desenvolver as competências do avaliado
Tome nota das áreas-chave do seu trabalho.
Os objectivos a estabelecer deverão ser agregados, tanto quanto possível mensuráveis, acordados entre avaliador e avaliado e devem conter, tanto quanto possível prazos de execução. Para a preparação da entrevista clarifique, para si próprio, a natureza precisa de:
" objectivos da Direcção de Serviços
" objectivos da unidade orgânica;
" as suas próprias responsabilidades;
" os limites de responsabilidade e de prestação de contas do avaliado.
Tenha em atenção que há sempre áreas-chave que são susceptíveis de melhoria do desempenho e que por isso necessitam de desenvolvimento Ao registar os pontos fortes e fracos acorde com o avaliado as qualificações que carecem de desenvolvimento. Pelo menos duas deverão receber tal qualificação.
Nas condições para melhoria do trabalho devem ficar expressas as medidas que são projectadas para melhorar a performance do avaliado.
Identifique quais os factos que, do seu ponto de vista, limitam o sucesso do desempenho na entrevista com o avaliador, em particular daqueles que estão fora do seu controlo.
Assegure-se desses aspectos e informe o avaliador sobre os mesmos durante a entrevista. Tenha uma discussão com o avaliado sobre o trabalho que ele irá desenvolver no próximo ano.
Guie o avaliado no processo de identificação das suas áreas-chave e objectivos relacionados. Depois de fixar e acordar os objectivos tome em consideração se o avaliado tem condições para o desenvolvimento das suas competências e pode alcançar os objectivos. Considere também se será útil o avaliado realizar outras actividades/missões para valorização da sua carreira.
Redija o seu plano de desenvolvimento pessoal, identificando as medidas e condições que reporte necessárias para atingir os objectivos propostos.
Identifique, se necessário as aptidões que o trabalho requer e em que medida os possui. Como dirigente deve assegurar-se que o plano preenche os requisitos de gestão (designadamente no que respeita aos objectivos da unidade orgânica) e que estabelecem claramente os objectivos necessários para o futuro.
É importante verificar se os objectivos são concretizáveis e não demasiado fáceis ou difíceis.
Submeta o seu plano de desenvolvimento pessoal ao avaliador. Assegure-se que aquilo que acordar é realizável. Esteja aberto às ideias do avaliado e verifique se têm um entendimento comum quanto ao plano de desenvolvimento pessoal.
Depois de finalizar o plano de desenvolvimento pessoal recorde-se:
" de incorporar alterações que venham a ser acordadas com o avaliador
" de falar com o avaliador sobre os progressos.
Peça, se necessário, uma entrevista intercalar. Verifique os progressos do avaliado e dê-lhe feedback construtivo (e não ambíguo) sobre a sua performance. Evite ao avaliado o ónus de ter de procurar constante feedback.
É sua responsabilidade de gestão fornecer feedback regularmente.