O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0034 | II Série C - Número 053 | 20 de Maio de 2006

 

de prova do teste é inferior a 5%. Nesta situação, podemos concluir que as escolhas registadas são influenciadas pela variável em estudo. Apenas serão referenciadas as variáveis que, em termos estatísticos, influenciam as respostas às diferentes perguntas.
Começamos por apresentar uma tabela (Tabela 2) que mostra as percentagens calculadas para cada uma das opções "sim", "não" e "sem opinião/não responde" ("so/nr"), nas respostas às perguntas P1.1, P2.1, P3.1, P4.1 e P5.1.

Sim Não SO/NR
P1.1 - Os Estados que ainda não se pronunciaram sobre o Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa, como Portugal, deverão fazê-lo, apesar do Tratado ter sido rejeitado pelos referendos em França e na Holanda? 66,93% 17,03% 16,05%
P2.1 - Caso a maioria dos Estados-membros ratifique o Tratado Constitucional, 52,74% considera que os países que o rejeitaram deveriam voltar a referendar o mesmo texto? 52,74% 29,81% 17,44%
P3.1 - Caso o Tratado não seja ratificado pelos 25 Estados-membros, considera que se deva desistir desse texto? 35,66% 45,65% 18,69%
P4.1 - Caso o Tratado não seja ratificado pelos 25 Estados-membros, considera que deva ser aplicado aos que o ratificaram? 20,91% 59,47% 19,62%
P5.1 - Considera que se deva proceder a uma renegociação do texto do Tratado com vista à elaboração de um novo projecto de Tratado? 71,48% 7,45% 21,07%
Tabela 2 - Percentagens de respostas "sim", "não" e "so/nr"

P1.1 - Os Estados que ainda não se pronunciaram sobre o Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa, como Portugal, deverão fazê-lo, apesar do Tratado ter sido rejeitado pelos referendos em França e na Holanda?

Relativamente a esta pergunta registou-se uma maioria significativa (66.93%) de respostas a favor da continuação da ratificação do Tratado, apesar de ele ter sido rejeitado pela França e Holanda (Tabela 2).
Dos testes estatísticos que realizámos, podemos concluir que existem diferenças significativas nas percentagens de respostas em cada uma das três opções quando agrupamos os participantes por sexo, por tipo de participante (docente, funcionário e aluno) e, no caso dos alunos, por curso.

P2.1 - Caso a maioria dos Estados-membros ratifique o Tratado Constitucional, considera que os países que o rejeitaram deveriam voltar a referendar o mesmo texto?

De acordo com os valores da Tabela 2, podemos concluir que a maioria dos participantes (52,74%) está a favor de voltar a referendar o texto do Tratado nos países que o rejeitaram, se a maioria dos Estados-membros o ratificarem.
Nesta pergunta, e com base nos testes estatísticos que realizámos, também verificámos diferenças significativas nas percentagens observadas quando agrupamos os participantes por sexo e por tipo de participante. No caso dos alunos, as variáveis curso e idade estão a influenciar a opção de resposta.
Ao cruzar as respostas às perguntas P1.1 e P2.1 verificou-se que 43,4% de todos os participantes responderam "sim" em ambas, 9,7% responderam "não" em ambas e 12,1% não responderam ("so/nr") a nenhuma.