O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0037 | II Série C - Número 053 | 20 de Maio de 2006

 

É interessante verificar que relativamente aos 615 participantes que estão a favor da ratificação simultânea do Tratado nos 25 Estados-membros, após revisão, 69,3% manifestaram-se contrários à aplicação do actual Tratado aos Estados que o ratificaram, caso não seja ratificado pelos 25 (de acordo com a pergunta P4.1). Além disso, dos participantes que assinalaram a referida ratificação simultânea 82,8% consideram que se deve proceder a uma renegociação do texto actual (pergunta P5.1).
P8.1 - Seleccione os três principais objectivos que deveriam servir de base à construção europeia

Para os objectivos listados na pergunta P8.1, contabilizámos o número de vezes que cada um dos objectivos foi seleccionado e posteriormente calculámos a percentagem relativa ao total de participantes. O Gráfico 8 apresenta os objectivos ordenados de acordo com as percentagens, por ordem decrescente. Os três objectivos mais seleccionados pelos participantes foram: Segurança, com 44.05%, Paz (41.93%) e Emprego (40.99%). Promoção do modelo social europeu, Regulação dos efeitos da globalização e Diversidade cultural foram os objectivos com percentagens mais baixas.

Gráfico 8 - Objectivos de base à construção europeia: percentagens de resposta

Os testes estatísticos realizados com os três objectivos mais seleccionados permitem concluir que a escolha da "Segurança" como um dos principais objectivos é influenciada pelo tipo de participante, pelo curso, no caso dos alunos, e pela unidade orgânica, no caso dos docentes; a escolha da "Paz" é influenciada pelo sexo e tipo de participante; e o "Emprego" pelo tipo de participante e pela categoria do funcionário.
Relativamente aos três objectivos menos seleccionados, constatámos que as variáveis sexo e tipo de participante são determinantes apenas na "Promoção do modelo social europeu". Para este objectivo são também determinantes no caso dos alunos, as variáveis idade e curso. Para a "Regulação dos efeitos da globalização" apenas as variáveis categoria, no caso dos docentes, e idade, no caso dos alunos, são determinantes na escolha. Apenas verificámos diferenças significativas nas escolhas da "Diversidade cultural", como objectivo principal, nos alunos quando agrupados por curso.

P9.1 - Seria favorável a uma pausa na construção europeia?

De acordo com as percentagens registadas na Tabela 5, concluímos que a maioria dos participantes (52,85%) não é favorável a uma pausa na construção europeia. Também verificámos que 26,29% dos participantes não se manifestaram relativamente a esta questão.