O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0040 | II Série C - Número 053 | 20 de Maio de 2006

 

Outros

Finalmente, e relativamente às perguntas P6.1, P7.1, P8.1, P10.1 e P12.1, o inquérito disponibilizava um campo para os participantes proporem outras opções e alternativas. Reservámos o Anexo 6 para fazer o registo integral desses textos.

4 - Conclusões

Da análise das respostas ao inquérito foi possível determinar as diferentes sensibilidades dos participantes relativamente às questões abordadas. Em geral, ficaram registadas opiniões bem determinadas, ou seja, foram seleccionadas opções de resposta com percentagens acima dos 50%. Também verificámos que em certas perguntas do inquérito houve percentagens relevantes de participantes sem opinião ou que não responderam.
A partir dos testes estatísticos realizados é possível concluir que algumas das variáveis básicas de caracterização, disponíveis na base de dados, são determinantes nas escolhas das opções de resposta. Em particular, o sexo e o tipo de participante originaram diferenças estatisticamente significativas, em grande parte das perguntas, nas escolhas efectuadas.
Podemos também concluir que a amostra espelha a diversidade de agentes, que é característica do meio académico, não só ao nível de grupos etários mas também relativamente aos diversos níveis e áreas de formação. Contudo, não pode ser considerada representativa porque não houve uma selecção a priori de todos os estratos que constituem o universo da Universidade do Minho.
De uma forma não rigorosa, e relativamente ao perfil do participante neste inquérito, podemos afirmar que é do sexo masculino, jovem, com cerca de 22 anos e estudante de graduação de uma licenciatura em Engenharia/Ciências Económicas, Empresariais e Políticas.
Acresce ainda o facto de que, não tendo a amostra sido seleccionada aleatoriamente a partir do universo de toda a comunidade académica da Universidade do Minho, não é possível generalizar as conclusões. Isto é, as percentagens registadas nas diferentes perguntas traduzem apenas a opinião dos participantes.

ANEXOS

ÍNDICE DE ANEXOS

Anexo 1 - Classes de categorias dos docentes que responderam ao inquérito
Anexo 2 - Classes de categorias dos funcionários que responderam ao inquérito
Anexo 3 - Listagem das unidades orgânicas dos docentes que responderam ao inquérito
Anexo 4 - Listagem das unidades orgânicas dos funcionários que responderam ao inquérito
Anexo 5 - Cursos de graduação e pós-graduação dos alunos que responderam ao inquérito
Anexo 6 - Textos incluídos nas respostas aos inquéritos relativos às perguntas P6.1, P7.1, P8.1, P10.1 e P12.1

Anexo 1 - Classes de categorias dos docentes que responderam ao inquérito

1 Professor Catedrático
2 Professor Associado (Professor Associado e Professor Associado com Agregação)
3 Professor Auxiliar (Professor Auxiliar, Professor Auxiliar com Agregação e Professor Convidado Equiparado a Professor Auxiliar)
4 Assistente (Assistente, Assistente Convidado e Assistente Convidado Regime Colocação Especial)
5 Professor Adjunto
6 Leitor