O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0038 | II Série C - Número 053 | 20 de Maio de 2006

 

Sim Não SO/NR
P9.1 - Seria favorável a uma pausa na construção europeia? 20,86% 52,85% 26,29%
Tabela 5 - Pausa na construção europeia: percentagens de resposta

Verificámos também que, com base nos testes estatísticos que realizámos, as diferenças observadas nas percentagens em cada uma das três opções são estatisticamente significativas quando analisamos as variáveis sexo e tipo de participante. Relativamente aos alunos, as variáveis idade e curso produzem diferenças significativas nas respostas. Para esta pergunta também verificámos diferenças significativas nas respostas quando se agrupam os docentes/funcionários por idade, de acordo com os escalões etários definidos anteriormente.

P10.1 - Que Europa deseja para o futuro? Uma Europa cujas principais competências sejam económicas (uma zona livre de comércio)? Uma Europa política, que constitua um factor interno de integração e de solidariedade, e que, no plano internacional, seja um actor forte ao serviço dos valores e interesses europeus?

Nesta pergunta a opção mais vezes seleccionada foi a que caracteriza competências para uma Europa política (74,12%) (Tabela 6). Constatámos que para ambas as opções relacionadas com o futuro da Europa as variáveis determinantes são o sexo, o tipo de participante e, no caso dos alunos, o curso.
Uma vez que a pergunta não salvaguardava a escolha de apenas uma das duas opções (Europa económica ou Europa política), a análise dos dados permitiu verificar que apenas 4,7% dos participantes assinalaram ambas. Também verificámos que 12,2% dos participantes não se manifestaram nesta pergunta.

P10.1 - Que Europa deseja para o futuro?
Uma Europa cujas principais competências sejam económicas (uma zona livre de comércio) 18,37%
Uma Europa política, que constitua um factor interno de integração e de solidariedade, e que, no plano internacional, seja um actor forte ao serviço dos valores e interesses europeus 74,12%
Tabela 6 - Principais competências: percentagens de resposta

P11 - Numa escala de 1 (prioritário) a 10 (menos prioritário), ordene a seguinte lista de prioridades das políticas da União

Apresentamos no Gráfico 9 o perfil da distribuição das pontuações atribuídas pelos participantes a cada uma das 18 prioridades das políticas da União listadas no inquérito. As prioridades estão ordenadas de acordo com as percentagens registadas de respostas de nível 1 (prioritário). O emprego, saúde pública e educação são as prioridades consideradas prioritárias pela maioria dos participantes. Todavia, estas prioridades apresentam igualmente uma percentagem considerável de classificações do outro extremo da escala, isto é, uma pontuação de nível 10 (menos prioritário).
Por outro lado, Política Cultural, Política Externa e Política de Concorrência são as prioridades menos vezes classificadas como prioritárias.
Podemos salientar que em todas as prioridades se verifica a existência de um número significativo de participantes sem opinião ou que não responderam.