O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0005 | II Série C - Número 063 | 15 de Julho de 2006

 

segurança com os EUA. Índia, Paquistão e Israel fogem a este conceito e o pior mesmo são o Paquistão e Coreia do Norte. A União Europeia lançou sanções sobre um banco de Macau sob a acusação de lavagem de dinheiro para a Coreia do Norte que terá já entre 10 a 13 armas nucleares." Criticou ainda a administração americana por aceitar o caso da Índia como uma excepção que poderá criar um precedente perigoso. A situação mais preocupante é a da proliferação vinda da Rússia e do Paquistão, em que o problema é de fuga de tecnologia. Os casos da Coreia e do Irão são claramente de transferência de tecnologia.

Dia 21 de Junho: viagem para S. Francisco
Dia 22 de Junho.

4 - Laboratórios Lawrence Livermoore

4.1 - Estão empenhados em desenvolver a dissuasão nuclear sem recorrer a testes, banidos por tratado, recriando experiências atómicas em ambiente laboratorial, através da tecnologia da fusão nuclear, cuja programação aponta para que se iniciem em 2010. Desenvolvem ainda tecnologias focalizadas na luta antiterrorista, centradas na detecção de bio isótopos e de material fissível, biológico ou químico. Também se concentram no desenvolvimento de supercomputadores de robots e de lasers, utilizados especialmente no processo de fusão nuclear e na criação de armas laser, bem como nos sectores da energia, dos novos materiais e do ambiente.
4.2 - Ronald F. Lehman, importa assegurar a dissuasão nuclear sem o recurso aos ensaios nucleares.
4.3 - Bruce T. Goodwin, importa assegurar a confiança nos stocks de armas nucleares existentes, algumas produzidas nos anos 60, 70 e 80, com custos de manutenção elevados que absorvem o orçamento da NNSA, Nuclear National Security Agency. Já passaram 15 anos desde que os testes nucleares foram banidos por tratado. Em 91 o Presidente Bush (pai) acabou com a produção de bombas nucleares. Em Junho de 95 concretizou-se o tratado que baniu os testes nucleares, que foram substituídos por sofisticados programas de simulação laboratorial. Assim, o actual Presidente Bush definiu a garantia da dissuasão nuclear fundada no armazenamento do menor número possível de armas nucleares, bem menor do que o actual, evitando os testes nucleares. Assim, para além da diminuição do número de armas armazenadas, será igualmente reduzido o número de lugares onde existirá material nuclear nos EUA. Vão construir armas mais seguras, que não requerem testes, de menor tamanho e custo e à prova do terrorismo.
4.4 - Steven Ashby, simulação e computação avançada. Tecnologias usadas na energia nuclear, medicina, biologia, alterações climáticas, etc.
4.5 - O Estado-Nação ainda é o protagonista principal na tentativa de acesso às ADM (Armas de Destruição Maciça), porque as limitações do acesso às tecnologias e à capacidade de produção limitam os protagonistas secundários.
4.6 - Roger Miller, o processo de enriquecimento de urânio do Irão não é um programa de pesquisa e de investigação, é uma plataforma para uma escala industrial de enriquecimento que, uma vez em curso, permitirá ao Irão produzir armas nucleares, quando e quantas quiserem. A tecnologia de centrifugação é acessível por transferência de know-how, como aconteceu. O enriquecimento do urânio tem um processo comum de desenvolvimento para fins civis, como militares.
4.7 - William K. Donke, interditar a proliferação.

Dia 23 de Junho

5 - Fundação Ásia

5.1 - Presidente Doúg Bereuter, boas-vindas.
5.2 - William Cole, panorâmica sobre a situação no Afeganistão.
Os grandes desafios. A cultura do ópio e o comércio respectivo.
A economia afegã tem poucas capacidades de criação de empregos e de competitividade para a exportação. A cultura opiácea constitui uma dessas diminutas possibilidades. A produção do ópio cairá em 2006 em 3% e a área cultivada decresceu 30 000 ha em 2005. Passou de 2,9°/0 do total da terra afegã para 2,3%. Os agricultores do ópio são 8.75 do total e auferem 11% do PIB. Os traficantes têm um rendimento que corresponde a 41% do PIB.
Os maiores problemas para o Presidente Karzai são as complicações com a Assembleia Nacional. A criação de governos locais. As divisões étnicas.
5.3 - Philip Yun Coreia do Norte: preocupações EUA. Nuclear. Mísseis. Direitos Humanos. A conjugação da capacidade de transporte com a posse de armas nucleares alterou o equilíbrio estratégico na região. Em 2006 a Coreia do Norte disporá de seis a oito bombas atómicas.
5.4 - Scott Snyder, acabar com o estado formal de guerra na península coreana poderá vir a ser a chave da resolução da crise nuclear na RCN.
Os chineses aparentemente esperam para ver qual é realmente a prioridade da administração Bush antes de se definirem no grau de apoio à RCN.