O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | II Série C - Número: 020 | 6 de Janeiro de 2007

acompanhamento sobre um antigo país-membro do Conselho da Europa. Inicialmente, o mandato da Comissão de Acompanhamento estava restringido às novas democracias do centro e leste da Europa. Estes países sempre reclamaram o alargamento da competência da Comissão a todos os membros do Conselho da Europa.
9 — A próxima reunião terá lugar durante a sessão plenária da Assembleia Parlamentar, em Estrasburgo, em Janeiro de 2007.

Paris, 13 de Dezembro de 2006.
O Deputado Relator, Mota Amaral.

———

GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL–MARROCOS

Memorando acerca de uma reunião de trabalho que teve lugar na Residência Oficial de S. Ex.ª o Embaixador de Marrocos em Portugal, Dr. Samor Arrour, no dia 7 de Dezembro de 2006

No âmbito do programa de actividades para 2006 do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Marrocos efectuou-se um almoço de trabalho, a convite de S. Ex.ª o Embaixador do Reino de Marrocos em Portugal, Dr.
Samir Arrour. Estiveram igualmente presentes um assessor diplomático da Embaixada de Marrocos e a Dr.ª Isabel Brilhante Pedrosa, Conselheira do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O almoço teve lugar na residência do Sr. Embaixador, no dia 7 de Dezembro, e a ele compareceram os Deputados Armando França, do PS, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade, Vitalino Canas, do PS, vogal, Maria Helena Rodrigues, do PS, vogal. Por motivos imprevistos, não puderam assistir ao encontro os restantes membros do Grupo Parlamentar de Amizade.
O Sr. Embaixador agradeceu a presença dos Srs. Deputados e sublinhou a importância da constituição do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Marrocos para o reforço das relações parlamentares entre os dois países. Referiu, ainda, a sua disponibilidade para colaborar em acções e projectos a desenvolver pelo Grupo e, desde já, para estabelecer contactos com o grupo homólogo recentemente criado no Parlamento Marroquino.
Durante o encontro foram trocadas impressões sobre as relações Portugal/Marrocos, a União Europeia e a política internacional, de um modo geral.
Relativamente às relações bilaterais, foi abordada a participação significativa que Portugal conserva na construção de infra-estruturas em Marrocos e também na área das novas tecnologias, para além dos sectores tradicionais (têxtil, pescas e matérias-primas). Ao mesmo tempo, foi considerado o apoio que Marrocos pode prestar aos investidores portugueses para investirem nos mercados africanos e árabes.
No contexto da União Europeia, o debate incidiu sobre a Presidência Portuguesa que terá lugar no segundo semestre de 2007 e a posição privilegiada de Portugal para apoiar as diligências marroquinas à obtenção de um estatuto mais favorável junto da Europa dos 25.
Foi também abordada a questão da imigração ilegal com destino à Europa e o Acordo Estados Unidos/Marrocos em matéria de pescas, que prevê o regresso de Portugal a uma zona tradicional de pesca.
No final do encontro o Grupo Parlamentar de Amizade agradeceu o convite do Sr. Embaixador, convidando-o para um almoço na Assembleia da República.
Foi também abordada a reciprocidade de eventuais visitas dos Grupos Parlamentares de Amizade dos dois Parlamentos.

Palácio de São Bento, 15 de Dezembro de 2006.
O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Marrocos, Armando França.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.