O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 | II Série C - Número: 029 | 20 de Julho de 2009

As zonas costeiras portuguesas (em especial a costa ocidental do continente e as ilhas dos Açores) têm condições naturais, de entre as mais favoráveis do mundo, para o aproveitamento da energia das ondas. Em funcionamento desde 15 de Julho, o projecto da Aguçadoura visitado pela CEAQE, apresentava dois dias depois, resultados já bastante interessantes e promissores (mapa a seguir). Fig 15 - Mapa da potência de 16 de Julho de 2008.

3.4. Os combustíveis derivados de resíduos A possibilidade de obtenção de combustível derivado de resíduos (CDR), pressupõe o tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs). Tal processo inicia-se com o tratamento mecânico-biológico desses RSUs – operações que já são determinadas objectivamente pelo Plano Estratégico dos RSUs 2007/2016 (PERSU).
O CDR é obtido a partir da parte não orgânica dos RSUs, isto é, dos plásticos e de grande parte do papel - que, para todos os efeitos, acaba por ser, na sua essência petróleo e, por isso, com um forte poder calorífico - podendo vir a substituir, por exemplo, os combustíveis fósseis utilizados nas cimenteiras ou nas cerâmicas, ou