O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | - Número: 015 | 7 de Fevereiro de 2009

Presidente da Assembleia da República, nas condições regulamentares previstas, deslocou-se à Califórnia no começo de Julho.
3. Para além de contactos com entidades representativas das nossas comunidades no Vale de San Francisco e na cidade de San José, foram nesses dias articulados os pormenores das diligências a efectuar para uma condigna comemoração da legislação mencionada, no Congresso dos Estados Unidos e na Assembleia da República.
4. Isso mesmo veio a acontecer, em Setembro, culminando com a deslocação de uma delegação do GPA a Washington, que teve a honra de ser presidida pelo próprio Presidente Jaime Gama, assim retribuindo a visita a Lisboa da Speaker da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, em Abril de 2007.
5. Por sugestão do próprio Presidente Jaime Gama, foi preparada uma publicação documental sobre os trabalhos do GPA acima descritos, para a qual se escreveu um texto explicativo. A saída do pequeno livro, em edição bilingue, está já iminente e comprovará, a julgar das provas já revistas, a habitual qualidade dos serviços parlamentares dela encarregados.
6. O GPA acompanhou com especial atenção todo o processo eleitoral nos Estados Unidos, de tanta ressonância mundial. Foram enviadas mensagens congratulatorias para ambos os parlamentares vencedores na eleição presidencial, os Senadores Obama e Biden. Foram também enviadas mensagens de felicitações para os Congressistas do grupo homólogo, todos também vitoriosos nas respectivas eleições. E ainda para diversos membros dos órgãos legislativos estaduais com ascendência portuguesa ou ligados a comunidades portuguesas.
7. O GPA realizou reuniões formais para aprovação do Relatório de Actividades 2007 e do Programa de Actividades e Orçamento 2008; e também para aprovação da proposta de resolução para evocação do cinquentenário da Lei Kennedy-Pastore, posteriormente submetida a votação da Assembleia da República.
8. Tivemos agendados almoços de trabalho com o Embaixador Americano e com o Prof. Mário Mesquita, Administrador da FLAD, mas fomos forçados a cancelá-los, pela ocorrência de impedimentos supervenientes.
Foi possível, apesar disso, dialogar com o Embaixador Americano em outras oportunidades, designadamente o Presidente do GPA foi convidado para um almoço na Embaixada e os membros do GPA para a recepção de 4 de Julho, bem como para a festa da noite das eleições americanas. Quanto à FLAD, assinala-se a realização nos Açores de um seminário sobre as relações luso-americanas, para o qual foram convidados membros do GPA.
9. Às verbas orçamentadas para o GPA em 2008 não foram imputados quaisquer despesas.
10.O GPA foi eficazmente secretariado pela Dr.a Helena Alves, cujo dedicado trabalho agradecemos.

II

1. 2009 é o ano final da X Legislatura, o que tem óbvias implicações sobre as ocupações prioritárias dos membros do GPA.
2. No entanto, vamos continuar a promover com empenho o diálogo interparlamentar luso-americano.
3. A divulgação do livro das comemorações do cinquentenário da Lei Kennedy-Pastore vai proporcionarnos oportunidades para divulgarmos os trabalhos do GPA, em Portugal e nos Estados Unidos. Poderia ser útil fazer o lançamento do livro na Assembleia da República, nos Açores e na América, neste caso incluindo o Congresso e as comunidades portuguesas mais ligadas ao caso do vulcão dos Capelinhos.
4. Os almoços de trabalho com o Embaixador Americano e com o Prof. Mário Mesquita serão novamente agendados. Constando ser possível que a nova Administração envie para Lisboa um embaixador com ascendência portuguesa, será imperioso promover logo um encontro com ele. Mas mesmo que tal não aconteça, o diálogo deverá ser retomado com quem quer que venha a exercer tal cargo.
5. Está de pé o convite, deixado pelo próprio Presidente Jaime Gama, para uma visita a Portugal de uma delegação do grupo nosso homólogo. Trabalharemos na preparação do respectivo programa logo que haja acordo sobre datas e tudo faremos para que a visita seja bem sucedida.