O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 015 | 7 de Fevereiro de 2009

sobre as Questões do Médio Oriente. Esta apresentação encerrou as matérias no âmbito da I Comissão Permanente.
A Sr.ª D. Suica (Croácia), enquanto Presidente cessante da II Comissão Permanente – Cooperação Económica, Social e Ambiental – sintetizou a actividade desenvolvida por esta Comissão e pelos Grupos Especiais de Trabalho a ela associados, a saber: ambiente e alterações climáticas, gestão integrada de recursos, comércio livre no Mediterrâneo. Anunciou também que as próximas reuniões destes Grupos Especiais de Trabalho terão lugar no primeiro trimestre do próximo ano provavelmente em Chipre e na Eslovénia.
De seguida passou a palavra à Sr.ª E. Papadimitriou para que referisse a actividade desenvolvida pelo Grupo de Trabalho sobre as Alterações climáticas. Após esta intervenção coube ao Sr. Jacques Blanc (França) a apresentação do relatório no âmbito da «Gestão Integrada de Recursos», na medida em que a Sr.ª Paulette Brisepierre, relatora deste tema, não estava presente. A apresentação da actividade desenvolvida pelos Grupos Especiais de Trabalho no âmbito da II Comissão encerrou com a intervenção da Sr.ª D. Suica (Croácia), em substituição do Sr. Milan Cvikl (Eslovénia) para apresentar o trabalho desenvolvido por este relator no âmbito do «Comércio Livre no Mediterrâneo».
Na continuidade dos trabalhos, a Sr.ª E. Papadimitriou dirigiu umas palavras especiais ao Senador Saporito que deixou de integrar a delegação italiana e que até ao momento presidia à III Comissão Permanente – Diálogo entre Civilizações e Direitos Humanos. A actividade desta Comissão foi apresentada pelo Sr. F.
Amoruso (Itália) que elogiou o empenho do Senador Saporito, referiu as diversas reuniões realizadas no âmbito desta Comissão e destacou o trabalho efectuado pelas relatoras dos três Grupos Especiais de Trabalho: Diálogo entre Religiões, pela Sr.ª Deputada Sónia Sanfona; Questões do Género e Paridade, pela Sr.ª Askin Asan (Turquia); e Migrações, pela Sr.ª Vaso Papandreou (Grécia).
No âmbito da apresentação da actividade desenvolvida pelos Grupos Especiais de Trabalho enquadrados pela III Comissão Permanente, a Sr.ª Deputada Sónia Sanfona, enquanto relatora do tema «Liberdade Religiosa e Diálogo entre Culturas e Civilizações», referiu:

O Mediterrâneo é o berço de uma enorme diversidade de culturas e religiões. O intercâmbio de experiências e contactos entre estas civilizações e religiões, ainda que não tenha sido sempre pacífico, contribui para a especificidade da região mediterrânica.
A inevitável consequência de tal riqueza cultural e diversidade religiosa é o reconhecimento do direito individual à liberdade religiosa – que cada Estado atribui aos seus cidadãos.
Nós, países do Mediterrâneo, devemos reconhecer que cada civilização e cada cultura são únicas e insubstituíveis. Todas as culturas e civilizações fazem parte da herança comum da humanidade.
Ainda que a história das relações entre os diferentes Estados, povos e culturas do Mediterrâneo tenha sido frequentemente conflituosa, não há dúvidas de que estas situações têm sido exacerbadas pela falta de conhecimento recíproco das culturas e religiões.
Esta é a nossa primeira preocupação: conhecermo-nos melhor! Para atingir este objectivo é importante construir uma cultura baseada no diálogo, nomeadamente no diálogo religioso.
A prioridade da APM deve ser o aprofundamento do diálogo inter-religioso e inter-cultural, compromisso que significa alertar as numerosas culturas e religiões que constituem a identidade mediterrânica para esta preocupação.
A distância apenas pode ser minimizada através da acção conjunta dos povos do Mediterrâneo, conduzindo-os a um entendimento mútuo e à promoção da tolerância e do respeito pela diversidade cultural e religiosa.
Desenvolvendo a sua actividade no âmbito da III Comissão Permanente, o Grupo Especial de Trabalho sobre o Diálogo entre Culturas e Religiões continuará o seu trabalho reunindo as práticas e as políticas dos