O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | - Número: 015 | 7 de Fevereiro de 2009

e das suas populações deverá ser divulgado e promovido. Desejou bom trabalho aos participantes e manifestou toda a disponibilidade em colaborar com esta organização parlamentar em prol do progresso do Mediterrâneo.
Depois da abertura oficial foi tirada uma foto de família para registar a participação de todas as delegações nesta Terceira Sessão Plenária. De volta aos trabalhos o Sr. A. Radi colocou a agenda da reunião à consideração dos presentes e esta foi aprovada por unanimidade. Seguiram-se as intervenções dos seguintes convidados:

— Sr. Nico Lozancic, Presidente da Câmara dos Representantes da Assembleia Parlamentar da BósniaHerzegovina; — Sr. Alexander Dzasohov, Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar para a Cooperação Económica no Mar Negro; — Sr. Maxwell Gaylard, Vice-Coordenador do Gabinete Especial das nações Unidas para o Processo de Paz no Médio Oriente (deve aqui destacar o facto de ter expressamente assumido o apoio das Nações Unidas a uma deslocação que o Comité da APM para o Médio Oriente pretende efectuar àquela região); — Professor Carlo Rubbia, Prémio Nobel da Física em 1984, pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear.

O Sr. A. Radi agradeceu as intervenções dos oradores convidados e anunciou que caberia agora a vez dos Presidentes das Comissões Permanentes e relatores dos Grupos Especiais de Trabalho apresentarem os seus relatórios e resoluções, fruto da actividade desenvolvida durante este ano.
A primeira apresentação caberia ao Presidente da I Comissão Permanente – Cooperação Política e Segurança – Sr. Suleiman Ghneimat (Jordânia) para fazer balanço do trabalho efectuado, no entanto este passou a palavra ao co-relator representante do Grupo Especial de Trabalho sobre a Energia, Sr. Mohamed Abou El-Enein (Egipto) por questões relacionadas com a sua partida antecipada. O co-relator apresentou o relatório e a resolução que resultaram da actividade desenvolvida por este Grupo de Trabalho e em cujos textos participaram a Sr.ª Krigno Kanellopoulou (Grécia) e o Presidente da Delegação portuguesa, Sr. Deputado José Junqueiro.
Na sua intervenção o Sr. El-Enein destacou a energia como um problema global ligado à segurança nacional dos Estados característica que considerou transformar a questão energética num desafio global que poderá estar em igualdade a uma crise alimentar. Referiu também as energias renováveis que podem constituir uma solução com inúmeras possibilidades (solar, eólica, ondas) as quais deverão passar pela cooperação entre os países das duas margens do Mediterrâneo.
Já na segunda parte dos trabalhos a presidência da reunião coube à Sr.ª E. Papadimitriou que deu a palavra ao Presidente cessante da I Comissão Permanente – Cooperação Política e de Segurança – para que fizesse o balanço da actividade desenvolvida. Entre outros itens referiu o trabalho efectuado por todos os relatores que deram o seu contributo não só na I Comissão como também nos Grupos Especiais de Trabalho que se incluem no seu âmbito, destacando: o apoio à questão do Médio Oriente, o combate ao terrorismo partindo da identificação das suas causas, a energia como um direito humano e a segurança energética como uma questão de estratégia e desenvolvimento de recursos sustentáveis. Concluiu destacando que as Comissões Permanentes da APM devem ser plataformas de trabalho conjunto e defendeu que as reuniões da APM devem realizar-se em diversos locais do Mediterrâneo, como até aqui, e não apenas em Malta – local da sua sede – pois deste modo adquirirão maior visibilidade.
De acordo com este princípio as próximas reuniões no âmbito da I Comissão e respectivos Grupos Especiais de Trabalho terão lugar em Istambul (sobre o Terrorismo), Cairo (sobre Energia e Combate ao crime organizado), Médio Oriente (visita de delegação da APM) e Lisboa (Comissões Permanentes). Seguidamente a palavra foi do Sr. G. Vella (Malta), para fazer uma síntese das matérias desenvolvidas pelo Comité Ad Hoc