O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 009 | 9 de Janeiro de 2010

Programa Abertura da reunião foi dada pelo Presidente do Parlamento Jordano, Abdulhadi Majali, na qualidade de Presidente da APEM, que começou por dar as boas vindas aos participantes, seus vice-presidentes e aos presidentes das comissões, a saber: Vice-presidentes da APEM: António D’Ali – em representação de Renato Schifani, Presidente do Senado de Itália; Mustapha Mansouri, Presidente da Casa dos Representantes de Marrocos; Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu

Presidentes das Comissões: Mohamed Abu Elienen, da Comissão Económica Eduardo Cabrita, da Comissão da Cultura Tokia Saifi, Comissão Política Stefan Schennach, Comissão ad hoc para a Energia, Ambiente e Água Giovanni Pittella, Grupo de Trabalho sobre Regras e Procedimentos Rodi Kratsa, Presidente do Grupo de Contacto sobre a Universidade Euromed (EMUNI)

O Presidente Majali informou que o Bureau, no encontro que antecedeu a reunião alargada, se tinha debruçado sobre dois temas considerados pelos seus membros como de particular relevância no momento actual para a EMPA: (i) a criação de um secretariado, notando que o trabalho das Comissões ç ―a cozinha‖ da EMPA, reafirmando a necessidade de um orçamento adequado para assegurar o funcionamento deste organismo e, (ii) informou que o Bureau discutiu a actual situação no médio oriente. Duas declarações foram aprovadas, uma sobre o Processo de Paz no Médio Oriente e outra sobre a União para o Mediterrâneo (vide anexo I).
Após a adopção da Agenda de trabalhos, foi aprovada a acta da reunião do Bureau de 4 de Julho de 2009 em Amã (vide anexo II e III).
Continuou o encontro dando a palavra aos Presidentes das Comissões para fazerem um ponto de situação dos seus trabalhos:

Comissão Política, de Segurança e dos Direitos Humanos: A Deputada Toika Saifi, francesa, referiu que a última reunião da sua comissão se tinha realizado no dia 3 de Novembro em Bruxelas. Foi discutida a situação no médio oriente, a qual deu lugar a muitas intervenções e foi referido e congratulado o trabalho que tem sido feito pelo Parlamento Europeu neste âmbito.
Salientou a importância de existir um relacionamento institucional entre a Comissão Política da APEM e o Congresso dos EUA.
A Presidente da Comissão indicou que todas as delegações estiveram presentes na reunião, excepto Israel e o Líbano. Conclui referindo que a sua Comissão continua a enviar cartas de protesto a Israel por não dar visto ao vice-presidente da Comissão, Hassan Khreishi, da Palestina, e que, assim, continua sem poder participar nos trabalhos da APEM.

Comissão Económica, Financeira, dos Assuntos Sociais e da Educação: O Deputado Mohamed Abu Elienen, do Egipto, começou por qualificar o ambiente actual como positivo para a paz no médio oriente. A Europa tem um papel vital e o Parlamento Europeu, através da APEM, pode ajudar o processo de paz. Referiu que a Comissão acredita na importância de trabalhar com o Congresso norte-americano e propõem que uma delegação seja constituída para ir aos EUA: ―É preciso enviar-lhes uma mensagem de que precisamos da sua contribuição para se avançar com o processo de paz‖.
Informou ainda que a Comissão Económica já teve duas reuniões. Foi notado o progresso da economia mundial no sentido de sair da crise instalada. Foi discutido se de facto esta retoma é real ou apenas uma pausa na crise financeira mundial. Finalmente, discutiram a importância, e formas, para se transferir know-how e tecnologias do norte para a região do sul do mediterrâneo.


Consultar Diário Original