O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 009 | 9 de Janeiro de 2010

II SÉRIE-D — NÚMERO 9

6 de uma Missão ao Vale do Jordão, Abdulhadi Majali, fez questão de afirmar que os relatores da Comissão de Energia serão convidados do Parlamento Jordano, o qual que assegurará toda a logística de apoio a esta iniciativa. Quanto à proposta de se desenvolver uma relação com o Congresso dos EUA, disse que iria aguardar por propostas mais concretas. Quanto à criação de um secretariado e de um orçamento para a APEM, referiu que na próxima reunião do Bureau que terá lugar em Janeiro em Marrocos, espera já ter as propostas do Grupo de Trabalho para analisar.
O vice-Presidente da APEM e Presidente do Parlamento Europeu Jerzy Buzek, manifestou a sua intenção de continuar o trabalho e nível de dedicação do anterior Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, aos trabalhos da APEM nos últimos cinco anos. No que se refere ao contacto com o Congresso dos EUA, nomeadamente com a subcomissão para o Médio Oriente, afirmou que uma videoconferência entre membros do Congresso e membros do Bureau e dos Presidentes das Comissões poderia ser um primeiro passo. Nesse sentido, o Parlamento Europeu poderá iniciar os contactos e espera que esta vídeo-conferência se possa a vir a realizar durante o primeiro semestre de 2010. Quanto à questão da Comissão de Energia, apoiou a ideia de esta deixar de ser ad hoc e passar a ser uma comissão permanente da APEM.
António D’Ali, em representação do Renato Schifani, Presidente do Senado de Itália, referiu que se de facto a APEM é para realizar trabalho de alto nível, é então essencial assegurar o apoio logístico; orçamentais e em termos de funcionários.
Finalmente, Mustapha Mansouri, Presidente da Casa dos Representantes de Marrocos, manifestou também o seu apoio para que a Comissão de Energia passe a ter o estatuto de comissão permanente. Neste contexto informou que recentemente Hillary Clinton, Secretária de Estado Norte-americano, e o Rei de Marrocos assinaram um acordo que envolve 9 mil milhões de dólares para um programa muito ambicioso de energia solar a ser desenvolvido na região sul de Marrocos.
Abdulhadi Majali, Presidente do Parlamento Jordano, encerrou os trabalhos agradecendo a presença e participação dos membros do Bureau e dos Presidentes das Comissões, recordou que a próxima reunião irá ter lugar em Janeiro em Marrocos, e agradeceu a hospitalidade egípcia a organizar o encontro no Cairo.
Seguiu-se um jantar oferecido, e com a presença, do Presidente do Parlamento Egípcio, Ahmed Fathi Sorour

Palácio de S. Bento, 14 de Dezembro de 2009.
A Técnica Superior, Isabel Botelho Leal — O Presidente da Delegação, Eduardo Cabrita.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mota Amaral, do PSD, referente à sua participação nos trabalhos da Comissão dos Assuntos Políticos e da Comissão de Acompanhamento das Obrigações dos Estados-membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, realizada em Paris, nos dias 15 e 17 de Dezembro de 2009

1. Participei nos trabalhos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Paris, nos dias 15 e