O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 031 | 24 de Julho de 2010

GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-ESPANHA

Programa de actividades e orçamento para 2010

1. Programa de Actividades 1.1. Reuniões com os Srs. Embaixadores de Espanha em Lisboa e de Portugal em Madrid, respectivamente, pelo menos uma vez por ano, para análise da situação das relações entre os dois países, no que diz respeito, nomeadamente às relações económicas, fluxo de pessoas (trabalhadores, estudantes, etc.) relações culturais e problemas de relacionamento bilateral em geral.
1.2. Reuniões com Conselheiros das respectivas Embaixadas, designadamente Conselheiros para os Assuntos Sociais, Conselheiros Culturais e Conselheiros Económicos, para análise e discussão de questões que possam ser relevantes no quadro das relações entre os dois países.
1.3. Visita a empresas espanholas em Portugal e à Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, para apreciação do desenvolvimento das suas actividades.
1.4. Visita ao Instituto Cervantes e ao Instituto Camões e discussão sobre as relações culturais entre os dois países.
1.5. Reuniões com ICEP, AIP, associações empresariais de portugueses e de representantes das comunidades portuguesas.
1.6. Realização de uma reunião anual, alternadamente em Portugal e em Espanha, com agenda prévia de pontos para discussão, após a criação do Grupo homólogo, actualmente inexistente.

2. Orçamento para 2010 2.1 A generalidade das acções previstas não cria despesas.
2.2 Exceptuam-se a eventual oferta anual de um almoço na Assembleia da República, oferecido aos Embaixadores e caso venha a ser criado o Grupo homólogo e se venham a realizar visitas recíprocas, as despesas decorrentes de deslocação e estadia num caso e de recepção no outro.
2.3 Haverá, pois, que orçamentar uma verba de 4000 euros anual para fazer face a estas despesas.

Assembleia da República, 6 de Julho de 2010.
A Técnica Superior Parlamentar, Ana Milheiriço.
O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Espanha, José Vera Jardim.

———

GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-ISRAEL

Relatório de participação na reunião de trabalho com a direcção da Comunidade Israelita de Lisboa, bem como da visita à Sinagoga

No dia 15 de Julho, o Grupo de Amizade Portugal-Israel teve uma reunião de trabalho com a direcção da Comunidade Israelita de Lisboa, bem como uma visita à Sinagoga. O Grupo de Amizade esteve representado pelos Deputados Teresa Caeiro, Duarte Pacheco, Miguel Vale Almeida, João Rebelo e Michael Seufert.
Depois da visita à Sinagoga, a delegação do Parlamento abordou vários assuntos relativos aos ensejos dos Judeus portugueses e do crescimento do anti-semitismo em alguns países na Europa. O presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) transmitiu a grande satisfação da comunidade pela aprovação, em Janeiro, por parte do Parlamento da resolução sobre o Dia 27 de Janeiro como dia, em Portugal, de recordação do Holocausto e da luta contra a xenofobia e anti-semitismo.
Ficou também registado o desagrado pela visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão ao nosso país. O regime iraniano tem ameaçado Israel e negado a existência dos crimes dos Nazis durante a Segunda