O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 009 | 24 de Novembro de 2012

6. Quanto aos demais contactos é de destacar o encontro com empresários tunisinos, organizado pelo presidente do Conselho de Negócios luso-tunisino, Hichem Elloumi, e a abordagem que permitiu da atitude do mundo dos negócios em relação à transição e ao trabalho em curso na Constituinte. É ainda de referir o contacto com empresários e gestores portugueses atuando na Tunísia, proporcionado por evento promovido pela nossa Embaixada, que registou uma expressiva presença de deputados tunisinos, do maioritário Ennahdha e de vários outros partidos.
7. Como consequências diretas ou indiretas desta visita, ou factos por ela influenciados, registe-se:

(i) a decisão de constituir, a curto prazo, a associação parlamentar de amizade Tunísia-Portugal; (ii) o bom acolhimento do convite para o PANC visitar Portugal, que fica apenas a aguardar a formalização adequada; (iii) last but not the least, como indicador da oportunidade da visita, a 14 de outubro, o nosso Embaixador reportou-nos :

"Le Président du Bloc Parlementaire d'Ennahdha à l'Assemblée Constituante,Sahbi Atig,a affirmé qu'il n'y a pas eu de concessions sur le régime politique proposé par la Troika, affirmant que les trois partis on réussi à dépasser leurs divergences en négociant un régime parlementaire modéré sur le modèle du Portugal. "Le Président de la République sera désormais élu directement par le peuple et bénéficiera de plus de prérogatives dans l'optique de créer plus d'équilibre entre les différents pouvoirs exécutifs", a-t-il souligné lors d'une intervention sur radio Mosaïque f m."

8. Como nota final, deve registar-se a excelente organização e o apoio muito qualificado que, em todos os momentos, incluindo na preparação, nos foi prestado pelo nosso Embaixador, Dr. Luís Faro Ramos.

Assembleia da República, 19 de novembro de 2012.
Os Deputados: Abel Baptista (CDS-PP) — Alberto Costa (PS) — Margarida Almeida (PSD).

———

Relatório referente à participação da Delegação da Assembleia da República na 127.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), que teve lugar na cidade de Quebec, de 21 a 26 de outubro de 2012

A 127.ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP) realizou-se na cidade do Québec, Canadá, no Centro de Conferências, de 21 a 26 de outubro. A Delegação Parlamentar da Assembleia da República a esta reunião foi liderada pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva (PSD) e pelos Deputados Alberto Costa (PS), Paula Cardoso (PSD), Rosa Maria Albernaz (PS), Duarte Pacheco (PSD), Fernando de Jesus (PS) e João Pinho de Almeida (CDS-PP).

Os trabalhos da 127.ª Assembleia foram abertos e dirigidos pelo Presidente da UIP, Abdulwahad Radi, que deu as boas-vindas às delegações parlamentares representantes de 120 países que integraram esta Assembleia. Para além de participar na Assembleia Plenária e no Conselho Diretivo, a Delegação da AR participou nas reuniões-debate das comissões permanentes e nas reuniões do grupo geopolítico onde Portugal se insere “Doze Mais” (Agenda de trabalhos – www.ipu.org/conf-e/127agnd.htm).

Destaques: Intervenção do Presidente da Delegação, V. PAR Guilherme Silva (PSD), na Assembleia Plenária Eleição do Deputado Duarte Pacheco (PSD) para o Auditor Interno do exercício orçamental da UIP em 2013 Participação do Deputado João Pinho de Almeida (CDS/PP) na reunião dos Jovens Parlamentares Consultar Diário Original