O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | - Número: 012 | 22 de Dezembro de 2012

Concluído o debate nas Mesas, suspenderam-se os trabalhos para se dar início à Sessão Plenária, presidida pelo Presidente do Senado, Pío García-Escudero. Em primeiro lugar apresentaram-se as conclusões das Mesas de trabalho pelos respetivos Presidentes.
Seguiu-se a intervenção de todos os Presidente de Parlamentos e Chefes de delegação por ordem alfabética sobre os temas tratados nas Mesas de trabalho e, em geral, sobre a matéria objeto do Fórum Parlamentar: “Uma relação renovada no Bicentenário da constituição de Cádis”.
Neste primeiro dia, tiveram lugar as intervenções do Presidente do Parlamento de Andorra, Vicenç Mateu Zamora, dos Chefes de delegação das Câmaras de Deputados da Bolívia, Wilson Changary Taborga, do Brasil, Vilson Covatti, do Presidente do Senado da Colômbia, Roy Barreras, do Presidente da Assembleia Nacional de el Salvador, Sigfrido Reyes, e da Vice-Presidente da Assembleia Nacional da Nicarágua, Iris Montenegro Blandón.
No segundo dia do Fórum, retomou-se a Sessão Plenária, presidida pelo Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Jesús Posada, iniciando-se os trabalhos com as intervenções do Presidente da Assembleia Nacional do Equador, Fernando Cordero Cueva, do Presidente da Câmara dos Deputados do México, Jesús Murillo Karam, do Vice-Presidente da Assembleia Nacional do Panamá, Abraham Martinez Montilla, da Presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Esteves, do Chefe de delegação da Câmara de Deputados da República Dominicana, Carlos Guzman, e por último, do Presidente da Câmara de Representantes do Uruguai, Jorge Orrico Miraldi.
De seguida, procedeu-se à Sessão de Encerramento do VIII Fórum, com o consenso entretanto obtido em relação ao projeto de Declaração Final.
Esta Sessão teve início com a intervenção do Vice-Presidente da Assembleia Nacional do Panamá, Abraham Martinez, enquanto país anfitrião do próximo Fórum, que expressou os seus agradecimentos e o prazer em receber todos os parlamentares ibero-americanos no Panamá, por ocasião do IX Fórum Parlamentar Ibero-americano. Mencionou ainda as suas expectativas relativamente ao desenvolvimento das políticas de investimento com vista à melhoria das condições de vida das populações.
Seguiu-se a leitura, pelo Secretário-Geral do Congresso dos Deputados de Espanha, Manuel Alba Navarro, das Conclusões da Presidência, que registou a aprovação unânime das delegações presentes.
A intervenção do Secretário de Estado para a Ibero-América, Jesús Gracia Aldaz, salientou o interesse deste tipo de reuniões, que fomentam a reflexão dos parlamentares de toda a Ibero-América sobre problemas comuns a todos, bem como a grande importância, num contexto de crise internacional, dos encontros decorridos em Cádis com diversos Ministros da Presidência, do Trabalho, da Economia, da Indústria, da Educação e da Administração Interna da Comunidade Ibero-americana, cujas conclusões seriam presentes à XXII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, de 16 e 17 de novembro.
O Presidente do Senado, Pío García-Escudero, no seu discurso de encerramento, fez uma reflexão sobre as conclusões dos temas debatidos nas Mesas de trabalho e focou a necessidade de reafirmação dos fortes laços que unem os países ibero-americanos e a sua atualização com vista aos grandes desafios do presente.
Expressou os seus agradecimentos ao excelente acolhimento da Cidade de Cádis a esta iniciativa e a todos os participantes, exultando o espírito construtivo que predominou em todas as Mesas de trabalho e na Sessão Plenária, referindo que as conclusões alcançadas no Fórum, e que devem servir como orientação num futuro imediato, foram incorporadas nos documentos nele aprovados e na Declaração Final, a serem presentes à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.
Salientou ainda o facto das Mesas de trabalho terem contado com valiosos contributos de representantes de instituições académicas e de organizações não-governamentais, o que denota a importância da abertura do espaço ibero-americano de cooperação à iniciativa da sociedade civil.
Mencionou ainda que a crescente projeção da comunidade ibero-americana no mundo como fator de progresso, democracia e equilíbrio internacional, só será possível através do caminho da cooperação e do estreitamento dos vínculos internos, partilhando as suas aspirações de crescimento económico, progresso social e fortalecimento dos valores democráticos.
Para concluir, referiu que a maior homenagem que os parlamentares ibero-americanos podem prestar aos sacrifícios de muitas gerações e aos valores inspiradores da Constituição de Cádis é renovar o compromisso então assumido e trabalhar diariamente de forma a concretizar esses princípios e valores.