O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 028 | 15 de Junho de 2013

dias permite a partilha de experiências e do que está a ser feito na Suécia. A questão do mediterrâneo é uma questão global, a poluição, pesca excessiva e a destruição das zonas costeiras têm implicações transfronteiriças.

Os problemas com os mares são essencialmente os mesmo se falarmos do Mar Báltico ou do Mar Mediterrâneo – questões de proteção dos ecossistemas (funções e processo de sustentabilidade da vida humana e animal), as questões que enfrentam as zonas costeiras (atração pelo desenvolvimento excessivo, o estar a montante das nascentes, a gestão individual de sectores, legislação fragmentada), a poluição marítima (industrias, agricultura, derrames acidentais de poluentes - o papel dos municípios) e as alterações climáticas.
A Suécia defende uma política de gestão holística na proteção dos mares que inclua todas as vertentes referidas anteriormente.

Mohammad Taherzadeh, Diretor de Investigação, Escola de Engenharia da Universidade de Borås e Hans Björk, Diretor de Reciclagem, Escola de Engenharia da Universidade de Borås falaram sobre a recuperação de desperdícios – reciclagem – O lixo como um problema complexo que requer uma solução complexa – referiu o exemplo da municipalidade de Borås na redução dramática do uso de aterros sanitários e como o papel da Universidade de Borås juntamente com a municipalidade e investidores privados conseguiram que esta seja agora uma cidade pioneira nesta matéria – o modelo de colaboração entre as partes como exemplo passível de ser utilizado em outros países e em termos transfronteiriços. Entraram ainda em detalhe sobre a exportação deste know-how para outros países, dando como exemplo os modelos de parceira na recuperação do lixo na Indonésia e no Brasil. Anunciaram ainda que iriam convidar os membros desta Comissão para uma Conferência em Borås, 9 a 11 de setembro 2013.

A reunião prosseguiu da parte da tarde com Purificacion Canals, a Presidente do MedPAN, que começou por apresentar o MedPAN que é uma rede de gestão de áreas marinhas protegidas no Consultar Diário Original