O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

sérvio, mencionou as oportunidades de mobilidade dos jovens, o programa Erasmus+ e a importância das conferências de jovens e do diálogo juvenil na UE.

No final do debate, o Secretario de Estado OREHOVEC tomou novamente a palavra para sumarizar a concordância dos presentes com a necessidade de desenvolver mais ações para envolver os jovens nos processos de tomada de decisão, tendo Biliana SIRAKOVA apelado ao desenvolvimento de programas mais fortes para a juventude, ao aumento dos orçamentos para esta área, a mais inclusão, educação para a cidadania e implementação de ideias concretas.

O Presidente desta sessão, Nik PREBIL, concluiu fazendo eco de que o intercâmbio de práticas era crucial, destacando a importância de incluir os países dos Balcãs Ocidentais neste exercício e de garantir a representação dos jovens nos Parlamentos nacionais.

SESSÃO IV – Conferência sobre o Futuro da Europa

Gašper DOVŽAN, Secretário de Estado do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Républica da Eslovénia e co-presidente do Conselho Executivo do CoFE, através de uma mensagem de vídeo, congratulou o papel ativo das Comissões de Assuntos Europeus dos Parlamentos nacionais na conferência, um exercício que considera inovador, reclamando um debate realista sobre o futuro europeu, numa época de múltiplos desafios para a Europa e para o mundo. Aludiu à importância de um processo transparente, centrado nos cidadãos e que reflita a democracia europeia, e manifestou preocupação com a falta de participação dos cidadãos nas plataformas digitais.

Guy VERHOFSTADT, Membro do Parlamento Europeu, e co-presidente do Conselho Executivo do CoFE, deu nota que as reuniões do Conselho Executivo da CoFE foram sempre precedidas de reuniões com a tróica da COSAC, numa tentativa de reagir de forma alinhada às questões que se foram colocando no âmbito da conferência e aludiu à proposta de organização de uma reunião entre os representantes dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu na CoFE, à margem da sessão plenária de fevereiro, para o reforço da cooperação entre ambos. Saudou a reflexão sobre o papel dos Parlamentos nacionais noprocesso legislativo europeu, incluindo um controlo de subsidiariedade mais proactivo, e defendeu odireito de iniciativa legislativa do Parlamento Europeu, o processo de Candidatos Principais(spitzenkandidat) e o estabelecimento de listas transnacionais para as eleições europeias, e apelou adeliberações sobre a questão da unanimidade no Conselho.

Dubravka ŠUICA, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia e co-presidente do Conselho Executivo da CoFE, considerou que a conferência traduz um reforço da

Interveio nesta sessão o Senhor Deputado Carlos BRÁS (PS), referindo a importância da auscultação dos jovens e das duas opiniões para moldar o futuro da Europa, motivando a sua participação nos processos de tomada de decisão, dando como exemplo inédito a CoFE e destacando como a sua maior dificuldade a compilação dos contributos e realização de ações concretas. Destacou também a importância de políticas vocacionadas para os jovens, assumindo a cidadania europeia na sua plenitude, com consciência coletiva europeia para a qual pode contribuir a sua educação, introduzindo os valores e princípios fundamentais e fundacionais da UE nos currículos e atividades, considerando ainda a educação como a melhor via para uma partilha de valores e identidade europeia.

II SÉRIE-D — NÚMERO 19 _______________________________________________________________________________________________________________

12