O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

A autonomia estratégica e a importância de se investir em setores estratégicos que coloquem a Europa numa situação competitiva foi outra das questões abordadas por alguns intervenientes nomeadamente Ioannis BOURNOUS e Ellen SAMYN. A transição e as alterações climáticas foram também trazidas à discussão, destacando-se o pacote legislativo Objetivo 55 (Ioannis BOURNOUS; Satu HASSI, Parlamentofinlandês; Ruairí Ó MURCHÚ e Guri MELBY, Storting norueguês). Oliver SCICLUNA, House of Representatives maltês ressalvou, porém, a importância de medidas diferenciadas para que todos os Estados-Membros possam acompanhar a transição e Kacper PŁAŻYŃSKI, Sejm polaco, defendeu que a energia nuclear fosse reconhecida como uma energia verde, posição apoiada por Ana-Maria CĂTĂUȚĂ. Guri MELBY expressou a disponibilidade da Noruega cooperar no domínio da eletrificação do transporte marítimo e armazenamento de combustíveis. A transição digital e o acordo no Conselho sobre Lei dos Mercados Digitais foram também focados (Kacper PŁAŻYŃSKI; Ana-Maria CĂTĂUȚĂ; Satu HASSI e Sergio BATTELLI).

Os intervenientes também aludiram à democracia e o Estado de direito (Guri MELBY; Satu HASSI). Neste contexto Richárd HÖRCSIK invocou o respeito pelas tradições constitucionais de cada Estado-Membro e Ellen SAMYN apelou a um equilíbrio entre a primazia do direito europeu e as tradições constitucionais dos Estados-Membros. Em relação à CoFE Domagoj HAJDUKOVIĆ sugeriu que se realizassem trocas de informações após as reuniões do Conselho Executivo da Conferência e Sergio BATTELLI apelou a uma maior transparência, alertando para a falta de atas dos grupos de trabalho.

No final do debate, DOVŽAN deu nota que a Presidência acelerou os trabalhos legislativos atrasados pela pandemia e garantiu que a atividade no Conselho continuasse da forma mais natural possível. Para uma resposta eficaz às crises transfronteiriças considerou fundamental que a UE proteja o seu mercado interno e coopere entre si e com os seus vizinhos. Destacou a proposta de regulamento sobre ameaças transfronteiriças graves para a saúde e o estabelecimento da HERA. Em relação ao salário mínimo, deu nota dos esforços no sentido de aproximar as posições dos Estados-Membros. Recordou a centralidade da transição ecológica e digital para a transformação das economias europeias e, em relação ao preço da energia, defendeu soluções a longo prazo, dando nota que a Comissão Europeia está a trabalhar no regulamento da taxonomia. Sobre a crise migratória referiu a necessidade de prestar auxílio, desmantelar as redes de tráfico de seres humanos e combater a instrumentalização dos migrantes. A este respeito lembrou os progressos alcançados nos aspetos externos da migração, mas considerou fundamental fazer mais, combinando ações a nível nacional e da UE. Referiu ainda as conferências interministeriais com a Sérvia e o Montenegro, em dezembro, na qual esperava que os Estados-Membros chegassem a acordo para uma nova negociação com a Sérvia e encontrassem soluções para a Albânia e a Macedónia do Norte. Sobre a CoFE, apelou a um debate transparente e inclusivo, que coloque o cidadão no centro da discussão.

SESSÃO II – Trabalhar para uma perspetiva europeia para os Balcãs Ocidentais

Olivér VÁRHELYI, Comissário Europeu para Vizinhança e Alargamento, através de uma mensagem de vídeo reiterou que a região dos Balcãs Ocidentais continua a ser uma prioridade estratégica para a UE, aludindo à recente visita de Ursula von der Leyen à região, bem como à Cimeira UE-Balcãs Ocidentais de outubro, como demonstrações de um forte compromisso político nesse sentido. Em relação ao Estado de direito, afirmou o papel central das instituições democráticas, da administração pública e de reformas

II SÉRIE-D — NÚMERO 19 _______________________________________________________________________________________________________________

6