O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

num ambicioso plano de recuperação e resiliência que iria unir a UE, tornando-a mais democrática, competitiva e resiliente, poucos meses depois a Europa enfrentava novos desafios, como o surgimento da nova variante do vírus, as tendências antidemocráticas, os tratamentos desumanos nas fronteiras e a falta de confiança política e no modo de condução da crise. Considerou assim que esta reunião constitui não só uma oportunidade para trocar opiniões sobre estas problemáticas, mas também para reforçar a cooperação interparlamentar, contribuindo para encontrar soluções conjuntas que restituam a confiança aos cidadãos europeus. De seguida destacou os temas da agenda da reunião nomeadamente, o reforço da perspetiva de alargamento europeu aos Balcãs Ocidentais, considerando tratar-se uma prioridade para a UE quer do ponto de vista estratégico, quer para a garantia da segurança, estabilidade e desenvolvimento. Ainda neste contexto, aludiu à reunião com os Presidentes dos Parlamentos dos Balcãs Ocidentais organizada pela Assembleia Nacional em setembro de 2021, destacando que naquele mesmo dia havia sido promovido um diálogo entre jovens dos Balcãs Ocidentais e da Eslovénia, no âmbito da Conferência sobre o futuro da Europa (CoFE), com vista a uma discussão sobre o futuro comum, destacando a importânciade os envolver nos processos de decisão. Por fim, referiu-se aos próximos eventos da dimensão parlamentarda Presidência eslovena nomeadamente, a Conferência sobre a Transformação Digital na Educação, aConferência Interparlamentar de Alto Nível sobre Migração e Asilo na Europa, Reunião dos Secretários-Gerais dos Parlamentos da UE e a Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da UE.

O Presidente do Conselho Nacional da Eslovénia, Alojz KOVŠCA considerou que se a pandemia teve um impacto muito significativo na vida económica e social dos cidadãos revelou, também, a capacidade da UE e dos seus Estados-Membros enfrentarem as crises em conjunto. Em relação ao alargamento aos Balcãs Ocidentais explicou que a segurança e a estabilidade dos países vizinhos representam não apenas questões políticas, mas também um investimento económico e estratégico para uma Europa mais estável e resiliente. Aludindo aos interesses de certos atores internacionais, que competem por influência na região, referiu que o reforço do diálogo político, o fortalecimento das relações económicas e a coesão no entendimento na região e entre a região e a UE são fundamentais. Explicou que o futuro da UE depende do reforço dos valores comuns, da aposta na sua educação e formação dos jovens, incentivando-os a fazer parte dos processos de decisão. Por último, deu nota que o Conselho Nacional tem encorajado a sociedade civil a um papel mais ativo e congratulou o facto de a participação da sociedade cível e dos jovens ser um dos segmentos chave da CoFE.

Por fim, Bojan KEKEC, Presidente da Comissão de Relações Internacionais e de Assuntos Europeus do Conselho Nacional da Eslovénia, constatou que a pandemia revelou a necessidade do trabalho conjunto, envolvendo os cidadãos para criar confiança no futuro da União, assente em valores comuns. Em relação à CoFE, referiu que tem sido uma prioridade da Presidência eslovena, destacando a pertinência em se incluírem os representantes dos Balcãs Ocidentais e os jovens nestas discussões.

ADOÇÃO DA AGENDA DA REUNIÃO

O Presidente Bojan KEKEC apresentou o projeto de agenda desta reunião, tendo a mesma sido adotada sem alterações.

23 DE FEVEREIRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

3