O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 035 | 25 de Julho de 2009

relacionamento inter-parlamentar nas próximas legislaturas. Nesse sentido e, entre outras formas de cooperação possíveis, foram sugeridas as seguintes: (i) troca de visitas de Delegações parlamentares; (ii) intercâmbio regular de informações de interesse recíproco; (iii) realização de reuniões conjuntas.

Sublinharam a sua satisfação pela oportunidade de acolhimento do Presidente do GPA China-Portugal e pela possibilidade que a visita propiciou, de discussão de assuntos de interesse comum. A visita do Presidente da AR configurava mais um passo importante no sentido do aprofundamento das relações inter-parlamentares, contribuindo assim também, para o estreitamento da ligação entre os dois países e povos.

2. Encontro com o Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Sr. Jia Qinglin Após as saudações de boas-vindas ao Presidente da AR e à Delegação, o Presidente da CCPPC lembrou a visita realizada, em 2004, a Portugal, onde fora «muito bem recebido». Manifestou apreço pelo contributo do Dr. Jaime Gama, ao longo de muitos anos e no exercício de diversos cargos públicos, para a promoção das relações entre os dois países.
Referiu o relacionamento bilateral histórico «muito antigo», não obstante as «diferenças históricas, de costumes e de tradições entre os dois povos». O estabelecimento das relações diplomáticas, em 1979, permitiu o desenvolvimento das relações em todos os domínios, bem como a resolução da «questão de Macau, deixada pela história».
A Parceria Estratégica Global, estabelecida em 2005, elevou o relacionamento bilateral a um patamar mais elevado, reflectindo o aprofundamento da confiança mútua, assim como uma perspectiva partilhada de desenvolvimento estável e de longo prazo das relações entre os dois países. Neste quadro, mencionou o aumento do volume do comércio bilateral, sublinhou os resultados positivos no domínio cultural, em particular das línguas e, no domínio internacional, à existência de consultas e troca de informação sobre questões de interesse recíproco.
Mencionou o turismo como uma das áreas que revela um potencial ainda por explorar. Fora já sugerida a inclusão de Portugal (e de Espanha) nas rotas de turismo da China, não tendo sido porém ainda aprovada, «talvez devido às ligações aéreas».
O sector da produção alimentar oferece também potencial para os empresários portugueses, interessados na China, encorajarem as empresas chinesas «com capacidade» para investirem em Portugal.
Manifestou apreço pelo respeito, por Portugal, da política de «uma só China». A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) é uma expressão do princípio «um país, dois sistemas», garantindo, paralelamente, que a Região seja «governada com elevada autonomia, pelos macaenses». Em Dezembro próximo, serão realizadas as celebrações dos 10 anos de uma transição político-administrativa bem sucedida.
Afirmou que as comemorações do 30.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas poderão, em função de objectivos pragmáticos, impulsionar e dinamizar as relações bilaterais em todos os domínios, designadamente entre as instituições parlamentares.
Destacou que Pequim apoia o Governo de Macau e o modelo de governação ali adoptado, movido pelo empenho em garantir o seu desenvolvimento. Macau mantém elevados padrões de segurança e os macaenses revelam índices de satisfação elevados. Os direitos legítimos dos luso-descendentes em Macau foram assegurados e são, de facto, respeitados. É também reconhecido o seu contributo para o desenvolvimento da Região.
Também o legado do conhecimento da língua portuguesa em Macau se revelou útil para o estabelecimento do fórum de cooperação comercial com os países de língua oficial portuguesa, que tem contribuído para o estreitamento das relações entre a China e aqueles países.