O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 035 | 25 de Julho de 2009

O Presidente da AR agradeceu o acolhimento e apresentou os membros da Delegação.
Manifestou sensibilidade quanto ao interesse no reforço do conhecimento e do relacionamento com a próspera província de Shandong, certo de que os Deputados, membros da Delegação e o Embaixador de Portugal em Pequim, ali presentes, fariam o seguimento daquelas propostas, acrescentando ainda as seguintes áreas com potencial interesse: (i) energias renováveis; (ii) segurança marítima; (iii) vitivinicultura.
Comentou que Portugal está empenhado em dar conteúdo e expressão concreta à Parceria Estratégica Global entre os dois países e contribui activamente, no quadro da UE, para o reforço do relacionamento com a China.
Portugal encara com interesse e satisfação as boas relações da China com os países de Língua Portuguesa e a utilidade de Macau para o desenvolvimento dessas relações, nomeadamente entre empresários, assim como o «investimento» da China na promoção da Língua Portuguesa.
A questão de Macau foi bem resolvida entre os dois países, contribuindo, assim também, para abrir novas perspectivas de relacionamento, valorizando o seu carácter antigo. Portugal foi um dos primeiros países ocidentais a estabelecer contactos com a China, país que aprendeu a compreender e a respeitar.

2. O Vice-Presidente do Congresso Popular do Munícipio de Jining, Sr. Yin Yunling, ofereceu um almoço ao Presidente da Assembleia da República e Delegação, em Qufu.
3. O Vice-Secretário do Comité Provincial do Partido Comunista Chinês, Sr. Liu Wei, ofereceu um jantar, em Jinan, capital da província.

IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS 1. A visita decorreu num ambiente amistoso, valorizando a importância da manutenção de contactos regulares, em diversos níveis, entre as instituições parlamentares dos dois países. Os membros do Grupo Parlamentar de Amizade RPC-Portugal, estiveram presentes nas conversações oficiais em Pequim.
2. Suscitou interesse, curiosidade e apreço à Parte chinesa a componente do programa que envolveu a visita ao Templo de Confúcio, bem como à mansão e ao cemitério da família, em Shandong e o encontro com a escritora Yu Dan, Prof.ª na Universidade Normal de Pequim, cuja obra didáctica e programa televisivo sobre Confúcio, têm elevada popularidade e audiência muito alargada. As suas obras serão publicadas em Língua Portuguesa em 2010, tendo o Presidente da Assembleia da República encorajado a autora a visitar Portugal, por ocasião da apresentação da edição portuguesa.
3. Cabe registar, com apreço, o pronto e eficaz apoio prestado pelo Embaixador de Portugal em Pequim e pelos funcionários – diplomáticos e técnicos – da Embaixada, quer na fase de preparação, quer ao longo da visita. Aquele apoio, bem como a preparação cuidada da visita por parte dos serviços competentes da Assembleia da República muito contribuíram para o êxito da visita.

V. ANEXOS
Programa da visita do Presidente da Assembleia da República à República Popular da China, nas componentes de Pequim e da Província de Shandong. Entrevista concedida pelo Presidente da Assembleia da República, à edição em inglês, ao jornal chinês, edição Artigos de imprensa cabo-verdiana relativos à visita.

Assembleia da República, 20 de Junho de 2009.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

———