O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Relatório de atividades de 2014 81/116

- Para as crescentes solicitações internacionais em muito contribuiu o Congresso Mundial da Água e Exposição da IWA, realizado em Lisboa, onde estiveram presentes mais de 5000 delegados nacionais e internacionais

- Ao nível da regulação é também de destacar o 1.º Fórum Internacional de Regulação dos Serviços de Águas, com a presença de mais de 100 entidades e cerca de 250 delegados.

 Destaca-se ainda a continuação do desenvolvimento e aperfeiçoamento do Portal ERSAR, enquanto ferramenta estrutural do funcionamento da organização;

 Aprofundamento de medidas de modernização e reforço das infraestruturas de suporte informático, sendo de destacar a aquisição de equipamento e a continuidade da implementação do plano Data Center.

 Verificou-se uma atividade de apoio intensa na área administrativa e financeira, bem como de gestão de recursos humanos, que têm vindo a ser crescentemente solicitadas pelo aumento geral da atividade da ERSAR.

Em sede de autoavaliação, os resultados alcançados, como o exposto no ponto 3. Autoavaliação da ERSAR, e de acordo com o n.º 1 do artigo 18.º da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, indicam um desempenho da ERSAR no ano de 2014 em nosso entender de "Satisfatório", pese embora a taxa de realização global do QUAR seja de 94,83%.

Contudo, sem prejuízo da ERSAR continuar a perspetivar a melhoria no seu desempenho nos aspetos que penalizaram a sua avaliação em 2014, procurando consistentemente inovar e alcançar patamares de desempenho de excelência, muitos aspetos da atividade regulatória tiveram uma evolução positiva relevante, designadamente na aprovação e monitorização dos planos de controlo de qualidade da água para consumo humano, a consolidação da aplicação do sistema de avaliação de qualidade de serviço a todas as entidades gestoras e a evolução verificada ao nível da universalização da regulação económica.

Para finalizar, o Conselho de Administração manifesta o seu apreço pelo grande empenho e dedicação dos colaboradores internos da ERSAR em resposta ao grande aumento de atividade sentido ao longo do ano, bem como pela continuada reação maioritariamente positiva dos operadores do setor ao modelo regulatório e aos requisitos de reporte de informação para o efeito, no espírito do desenvolvimento gradual de uma cultura de regulação que a todos cabe. Quer também salientar o relevo e a importância das atividades do Conselho Consultivo e do Fiscal Único, que têm sido imprescindíveis para o funcionamento da ERSAR.

Lisboa, abril de 2015

Jaime Melo Baptista

Carlos Lopes Pereira

85