O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 26 DE JANEIBO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Ignacio Francisco Silveira da Mota

Secretarios os exmos. srs.

João José d'Antas Souto Rodrigues
Henrique da Cunha Matos de Mendia

SUMMARIO

Dá-se conhecimento de sete officios, sendo um da camara dos dignos pares, dois do ministerio da marinha, um do ministerio dos negócios estrangeiros, um do ministerio da fazenda, outro do ministerio do reino e outro do sr. deputado Manuel de Medeiros. - Representações mandadas para a mesa pelos srs. José Novaes, Guilherme de Abreu e Arthur Hintze Ribeiro, sendo todas mandadas publicar no Diario do governo. - Justificações de faltas dos srs. Pereira Borges, Martinho Camões, Pereira Leite, Henrique Mendia, A. J. da Fonseca, Teixeira de Vasconeellos, Mendes Pedroso, Teixeira Sampaio, Garcia de Lima, Luiz Osorio, Elias Garcia, Consiglieri Pedroso, Cardoso Valente, Urbano de Castro, Pedro Correia, Garcia Lobo, José Novaes, visconde de Balsemão, Antonio Candido, Marcai Pacheco, J. A. Neves, Sebastião Centeno, conde de Villa Real, Adriano Cavalheiro, Antonio Ennes, Barros Gomes, Pinto de Magalhães, San'Anna e Vasconcellos, Antonio Centeno, Eduardo Cabral e Thomás Bastos. - Declarações sobre faltas dos srs. visconde das Laranjeiras, Baima de Bastos e Simões Ferreira. - Declaração de voto do sr. visconde de Balsemão. - Apresenta uma proposta para renovação de iniciativa o sr. Sousa e Silva. - E introduzido na sala e presta juramento o sr. deputado Fernando Affonso Geraldes. -- O sr. Ferreira de Almeida chama a attenção do governo para as deploráveis circumstancias em que se acham os marítimos portugueses na ilha Christina e pede promptas providencias. - Responde-lhe o sr. ministro do reino, e torna a usar ainda da palavra sobre o assumpto o sr. Ferreira de Almeida. - Apresenta um projecto de lei o sr. Santos Viegas. - Por parte da commissão de poderes manda para a mesa um parecer o sr. Pereira Leite. - O sr. Beirão indica alguns assumptos sobre que deseja pedir explicações ao sr. ministro da fazenda, quando presente.
Na ordem do dia continua a discussão sobre o incidente relativo a Braga e Guimarães. - Apresenta e sustenta uma moção do ordem, censurando o governo, o sr. Vicente Pinheiro. - Responde-lhe e apresenta uma moção de confiança o sr. Guilherme de Abreu. - A requerimento do sr. Lamare prorroga-se a sessão. - Segue-se o sr. Consiglieri Pedroso, que tambem apresenta uma moção de censura. - Julga-se a matéria discutida a requerimento do sr. Lamare. - Retiram as suas moções os srs. Borges de Fana e Adolpho Pimentel. - A requerimento do sr. Eduardo Coelho procede-se a votação nominal sobre a moção do sr. Alves Matheus, que é rejeitada. - Retiram as suas propostas os srs. Franco Castello Branco, Antonio Cândido e Antonio Centeno. - São rejeitadas as dos srs. Emygdio Navarro e Luiz Jardim. - Em votação nominal, a requerimento do sr. Avellar Machado, é approvada a moção de confiança do sr. José Novaes. - O sr. Carrilho participa achar-se constituída a commissão de fazenda.- O sr. presidente declara prejudicadas as restantes propostas. - Pretende o sr. Vicente Pinheiro que a sua moção seja votada e assim o requer. - É approvado este requerimento em votação nominal e rejeitada a moção. - Usam da palavra para explicações os srs. Borges de Faria e Adolpho Pimentel. - O sr. Eduardo Coelho dá conta de um telegramma que recebeu sobre desordens occorridas em Valle Passos e pede informações ao governo. - Responde-lhe o sr. ministro do reino, tornando ainda a usar da palavra sobre o assumpto o sr. Eduardo Coelho. - O sr. Azevedo Castello Branco pode tambem uma syndicancia sobre a administração da justiça n'aquelle concelho. - Responde-lhe o sr. ministro da justiça e usa ainda da palavra sobre este ponto o sr. Eduardo Coelho.

Abertura - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada - 75 srs. deputados.

São os seguintes: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Agostinho Lúcio, Garcia de Lima, Albino Montenegro, Torres Carneiro, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, Moraes Sarmento, A. M. Pedroso, Santos Viegas, A. Hintze Ribeiro, Augusto Poppe, Pereira Leite, Neves Carneiro, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Lobo d'Avila, Conde da Praia da Victoria, Conde de Villa Real, Cypriano Jardim, E. Coelho, Emygdio Navarro, Fernando Geraldes, Vieira das Neves, Francisco Beirão, Correia Barata, Francisco de Campos, Guilherme de Abreu, Matos de Meadia, Silveira da Mota, Costa Pinto, Baima de Bastos, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Scarnichia, Franco Castello Branco, Souto Rodrigues, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, J. Alves Matheus, Ponces de Carvalho, Joaquim de Sequeira, Simões Ferreira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Borges do Faria, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Oliveira Peixoto, Simões Dias, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Luiz Dias, M. P. Guedes, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Gonçalves de Freitas, Rodrigo Pequito, Pereira Bastos, Vicente Pinheiro, Visconde de Alentem, Visconde de Ariz, Visconde de Balsemão, Visconde das Laranjeiras, Visconde de Reguengos e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Cavalheiro, Moraes Carvalho, Alfredo Barjona de Freitas, Antonio Cândido, Antonio Centeno, Antonio Ennes, Cunha Bellem, Fontes Ganhado, Jalles, Moraes Machado, Carrilho, Sousa Pavão, Pinto de Magalhães, Almeida Pinheiro, Urbano de Castro, Ferreira de Mesquita, Barão de Viamonte, Ribeiro Cabral, Elvino de Brito, Castro Mattoso, Wanzeller, Frederico Arouca, Barros Gomes, Sant'Anna e Vasconcellos, Melicio, J. A. Neves, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Lobo Lamare, Luiz Osorio, Manuel d'Assumpção, Pinheiro Chagas, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, Pedro Roberto, Tito de Carvalho e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - Agostinho Fevereiro, A. da Rocha Peixoto; Pereira Corte Real, Lopes Navarro, Pereira Borges, Seguier, Augusto Barjona de Freitas, Fuschini, Avelino Calixto, Barão do Ramalho, Bernardino Machado, Carlos Roma du Bocage, Conde de Thomar, Sousa Pinto Basto, Góes Pinto, E. Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Mártens Ferrão, Guilhermino de Barros, Franco Frazão, J. A. Pinto, Ribeiro dos Santos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, J. J. Alves, Coelho de Carvalho, Correia de Barros, Pereira dos Santos, Ferreira Freire, José Maria Borges, J. M. dos Santos, Pinto de Mascarenhas, Júlio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Ferreira, Bivar, Reis Torgal, Luiz Jardim, M. da Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, Manuel de Medeiros, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Pedro Correia, Barbosa Centeno, Dantas Baracho e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada sem reclamação.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Da camara dos dignos pares do reino, participando que o exmo. sr. conselheiro Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro, que na presente legislatura foi membro da camara dos senhores deputados, tomou assento em sessão de 25 do corrente como digno par do reino.
Á commissão de verificação de poderes.

2.° Do ministerio do reino, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Alfredo da Rocha Peixoto, os documentos relativos á composição das mesas que funccionaram no lyceu central de Lisboa nos últimos tres dias

15