O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 133 —

ORDEM DO DIA.

Eleição de Commissões.

O Sr. Presidente: — Segue-se a Eleição da Commissão de Marinha que é composta de 7 Membros, e todas as que agora se seguem, são tambem de 7 Membros. Podem os Srs. Deputados formar as suas listas.

Corrido o escrutinio, e tendo entrado na urna 95 listas das quaes 4 eram brancas e 3 inuteis, saíram eleitos com maioria absoluta

Os Srs. Barão de Lazarim com.........87 votos.

Silva Cordeiro...............78

Leão Cabreira................55

Pegado......................53

Arrobas.....................52

S. J. da Luz................48

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se a novo escrutinio para a eleição de um Membro que falla para essa Commissão.

O Sr. Cunha Pessoa: — Sr. Presidente, como nós temos a metter na lista um só nome, que falla para a Commissão de Marinha, parece-me izempto de confusão, que ao mesmo tempo que se lança na urna uma lista com esse nome, se lançasse em outra urna uma lista contendo os nomes da Commissão immediata que é a Diplomatica (Apoiados).

O Sr. Presidente; — Se não ha observação nenhuma contra o que propõe o Sr. Cunha Pessoa, vou submetter a sua Proposta á votação (Apoiados)

Assim se resolveu

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna da esquerda, para a eleição de um, Membro da Commissão de Marinha, 90 listas, das quaes 5 foram brancas, e. 1 inutil, sahindo eleito por ser o mais votada,

O Sr. Salvador França com......... 41 votos.

Corrido o escrutinio para a eleição da Commissão Diplomatica, entraram na urna da direita 90 listas, das quaes 11 eram brancas e 2 inuteis — maioria absoluta 46, sairam eleitos

Os Srs. Teixeira de Sampaio com.......71 votos.

Cunha.......................67

Conde da Louzã..............63

D. R. de Menezes.............63

Carlos Bento................61

Faustino da Gama............61

Visconde de Monção...........51

O Sr. Arrobas: — Sr. Presidente, como faltam só 2 Commissões a eleger, queira v. Ex.ª consultar a Camara, se approva que se elejam simultaneamente, como agora se acabou de fazer.

O Sr. Presidente: — Queiram os Srs. Deputados tomar os seus logares para se verificar se ha numero na Caza j (Pouza).

Não ha numero na Caza. A hora está a dar — a ordem do dia para a Sessão seguinte e a discussão da Resposta ao Discurso da Corôa, e depois eleição de Commissões. Está fechada a Sessão — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo.

N.º 15.

SESSÃO DE 22 DE FEVEREIRO 1853

Presidencia do Sr. Silva Sanches

Chamada: — Presentes 81 Srs. Deputados. Abertura: — Ao meio dia. Acta: — Approvada.

O Sr. Presidente — Acha-se nos corredores o Sr. Deputado Cezar de Vasconcellos: os Srs. Conde da Louzã, e Costa e Silva lerão a bondade de o introduzir na Sala.

Introduzido logo prestou o Juramento, e tomou assento.

O Sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — No extracto da Sessão de Sabbado, publicado no Diario do Governo de hontem, vem um engano: dá-se como tendo faltado á Sessão desse mesmo dia, sem causa, o Sr. Secretario Tavares de Macedo, quando aliàs elle havia participado á Mesa, que não podia comparecer no principio da Sessão, mas que viria depois, se lhe fosse possivel.

CORRESPONDENCIA.

Officios. — 1. Do Ministerio da Guerra, enviando uma Proposta de Lei, a fim de ser auctorisado o Governo a garantir ao Tenente Coronel, que foi do Exercito Hespanhol, Manoel Alvares, o posto de Tenente Coronel reformado do exercito. —, A Commissão de Guerra.

2.º — Do mesmo Ministerio, enviando outra Proposta de Lei, auctorisando o Governo a restituir Antonio Manoel Nogueira ao posto de Alferes de Cavallaria do exercito.

A mesma Commissão.

3. — Do mesmo Ministerio, enviando igualmente uma Proposta, a fim de ser submettido á approvação da Camara o Decreto de 27 de Dezembro do anno passado, pelo qual se concedeu a D. Maria José de França Tovar da Costa, Condessa de Fonte Nova, a pensão annual e vitalicia de l:440$000 réis, em recompensa dos muito distinctos serviços de seu fallecido marido, o Tenente General, Conde do mesmo titulo; passando o Montepio, a que a referida Condessa tem direito, a ser repartido igualmente pelas suas duas filhas, D. Maria Ritta de Oliveira Pinto de França, e D. Maria de Oliveira Pinto de França.

A Commissão de Fazenda.

4. — Do Ministerio da Marinha, pedindo á Camara que se designe dia e hora, em que possa ler

sessão de 22 de fevereiro.