O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. A. /llbano: — Rogo a V. Ex.a queira ter a bondade de pedir ao Sr. Secretario o obséquio de ler outra vez a proposta; não ouvi bem os lermos em que ella está concebida.

O Sr, .7. M. Grande:—Eu desejaria que se po-zesse « fosse convidada w porque, decerto, eu não quero fazer censura nenhuma á illustre Commissâo, quero só, como sempre costumo, ou, pelo menos, como desejo, desempenhar o dever de bom Deputado.

O Sr. *4. dlbano: — Eslimei muito ouvir a declaração que acaba de fazer o nobre Deputado sobre a redacção do seu requerimento; porque da mantfira porque elle foi redigido certamente invol-via inconveniências, que o nobre Deputado não quer de.maneira nenhuma ; inconveniente era asua redacção, rnas deixou de existir já essa incon\e-niencia, pela alteração que o nobre Deputado deu á redacção da sua proposta.

A Oommissâo sabe muito bem quaes são os seus deveres, lem rnoslrado que 05 sabe, lem mostrado que trabalha, e que trabalha oom zelo e diligencia. Também nesta parte fui prevenido pelo illustre Deputado o Sr. Ávila, cem nome daCommissão agradeço os cumprimentos, que nos acaba de fazer: na verdade o nobre Deputado e a Camará toda sabem (porque são cousas palpáveis e visíveis) que a Commissâo de Fazenda tem tido trabalhos e lucu-braçôes de suai m a gravidade, (apoiados) e que a Commissâo especial composta na sua maioria de membros da Commissâo de Fazenda, á excepção de dois únicos, todos os mais são membros daCommissão de Fazenda 9 não podia de modo algum oc-cupar-se desse importante objecto, em quanto cuidava de outros de urna tão grande consideração , e que lhe levaram muitas horas e muitos dias de discussão, mesmo esses que são consagrados ao culto divino, durante a semana santa, em que constan-lemente esteve occupada mais de 4 ou b horas por dia, nesses dias consagrados á devoção, em que devemos dar provas de que respeitámos a semana que e' santa , e que e' tão digna de respeitar-se pelos ruysterios que involve; apezar de tudo isto, a Cornmiâsão não levantou mão desses trabalhos, e toda a semana se occupou delles, porque entendeu que era do seu dever faze-lo, porque entendeu que era uma obrigação especial que lhe impendia, porque entendeu que desta maneira correspondia aos votos e desejos desta Camará, porque finalmente projectos de uma consideração, de uma magnitude tão alta e elevada a occuparam muito tempo para cuidar de utn objecto que, sendo matéria de importância, porque é matéria da lei eleitoral, todavia a Commissâo de Fazenda não lem nesse assumpto senão um dever muito fácil... muito fácil... não, não é tão fácil, porque tem considerações a fazer de importância, porque para estabeleceres seus cálculos, e necessário achar uma baze e carece de informaçõ s, e a Commissâo não tem tido tempo para andar por essas typographias a saber por quanto BC imprime uma folha deste ou daquel-le formato, quantas folhas leva cada impresso, para fazer os seus cálculos com exactidão; e já que incumbiram a CommUsão deite trabalho de guar-da-livros, (apoiados) não lem duvida nenhuma que o deseja desempenhar.

Sr. Presidente, a Commissâo não sedtdigna des-SLSSÂO N." 19.

se trabalho, muito ao contrario o considera muito próprio da mesma Commissâo , porque ern fim é questão de cifras, de sornmar, diminuir, multiplicar e repartir, e a Commissâo de Fazenda pre'sa-se de que sabe pelo menos estas quatro op«raçòes, e não pôde deixar de as exercer; mas carece de baze»; agora e' que a Commissâo hade ir indagar esse objecto, e eu espero que a Camará de urna e outra parle relevará a Commissâo de não ter podido ainda tomar essas informações em consequência dos trabalhos de que se tem occupado. Assim pôde a Commissâo asseverar ao meu nobre amigo, que ella apresentará logo que possa $ e o hade fazer com muila brevidade, esse calculo para que o nobre Deputado e a Camará tenha conhecimento dos esclarecimentos que por esse lado pedem.