O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Não e culpa minha; e porque o Diário do.Governo não me foi entregue mais cedo.

O Sr. Presidente: — Isto equivale a uma declaração: o ru*hre Deputado diz — que não está habilitado, pôde por consequência deixar de" votar. (apoiados) Eu realmente não sei qual e' a questão, que se agita ; o que eu entendo, e o que pede a ordem dos trabalhos, e' pôr á discussão, o artigo do projecto, que acabou de ser lido peio Sr. Secretario, (apoiados)

O Sr. J. M. Grande:—Eu pedi a palavra sobre a ordem para propor o adiamento deste projecto; e darei a V. Ex.a e á Camará a razão porque o faço. Eu realmente não sei discutir sern meditar: não sei conhecer dos assumptos sem os ler: o Diário do Governo a quasi todos os D-eputado?, é a rnim, dis-tribue-se nas nossas casas, quando sahimos e vie-rnos para esta casa, ainda não linha começado a distribuição; nós não sabemos o que se discute; a Cansara podia votar o que quizesse, e votou muito bem, mas eu é que certamente não posso nem discutir, nem votar uma cousa que não conheço.

Sr. Presidente, este modo de discutir poderá ser muito bom, e creio que o e', mas eu não sei discutir assim. Por consequência declaro que, se acaso a Cama-ra entender, que se deve desde já proceder á discussão e á votação desse projecto, e se acaso a discussão, que elle tiver me não esclarecer, eu, quando se iniciar de votar, hei de sair pela porta fora, porque não sei votar uma cousa que não entendo, sobre que não meditei ; e não entendo que seja volar, não sei o que e' votar sem se ter discutido e esclarecido bem a matéria.

O Sr. St-cretario leu na Mesa o projecto, e' verdade ; mas qiu-m ouve o Sr. Secretario nesta Casa? V. Ex.a disse que se davam para a ordem do dia estes projecto!;, se viessem impressos no Diário do Governo, e se distribuíssem a tempo; perguntarei se se distribuiu a tempo? Creio que não se dirá; porque vejo apenas um ou dois Diários na mão dos Srs. Deputados.

Portanto, Sr. Presidente, parecia-me que não ha» via inconveniente nenhum em se adiar este projecto para ser discutido amanhã. Eu não quero, Sr. Presidente, deferir mais este negocio, mas quero que quando traclamos aqui de volar, saibamos o que votamos. Proponho pois o adiamento para segunda feira.

O Sr. Presidente: —Venha a proposta.

O Sr. J. M. Grande:

(Pausa.)

O Sr. J. M. Grande: Mesa a seguinte

PROPOSTA.—Visto que muitos Srs. Deputados inda não poderam nem ler o projecto que vai entrar em discussão, proponho o adiamento do mesmo projecto ale' segunda feira. — /. M. Grande.

Foi approvado, c entron em discussão.

O Sr. Presidente : —Precisa ser apoiada por cinco Srs. Deputados, (dotação apoiando-a.) Está apoiada, entra em discussão. Tem a palavra sobre o adiamento o Sr. Simas.

O Sr. Sintas:—Sr. Presidente, parece irapossi-vel que o nobre Deputado propozesse o adiamento de -um projecto desta natureza, e muito principalmente fundado na razão de que muitos Srs. Dtpu-íados não tinham conhecimento delle ! Não seii real-SESSÃO N.° 11.

Vou escreve-la.

Leu e mandou para a

rnenle como o illu-stre Deputado o sabe, nem sei mesmo que/n lhe deu procuração para fazer sicni-líianle asserção, por isso mesmo que apenas urn nobre Deputado tinha declarado, que não tinha conhecimento do projecto.

Mas, Sr. Presidente, o caso e' que hontem leu-ta na Camará este projecto simplicíssimo, que podia logo entrar em discussão, e votar-se, porque só quem não quiser, e, que não o pôde entender e comprender. ú simples leitura, que delle se faça. V. Ex.a deu-o para a ordem do dia, e resolveu-se que viesse impresso no Diário do Governo ; e a Cama-ra não fez reclamação alguma, e o illustrc Deputado devia reclamar contra a ordem do dia , que V. Ex.a deu nestes termos.. . (O Sr. J. M. Grande:— Não estava cá). Pois estivesse, que era essa a sua obrigação, (apoiados) pois estivesse; mas não deve o impedimento ou a ausência voluntária de um illusíre Deputado desta Camará impedir os trabalhos, empecer que a Camará funccione, porque ella não tem outra ordem do dia.

Ora, Sr. Presidente, ainda mais outra razão.— Disse o illusire Deputado «eu não tenho o Diário do Governo. » Pois quem é a causa do illisstre Deputado não ter o Diário? E o próprio iSíuEtre Deputado, porque, se o illusíre Deputado o não re-cobesse em casa , e o recebesse na Camará aonde elle se deve distribuir, já o illustre Deputado o tinha diante de si; (apoiados) e ha de ver, que o têem diante de si e ás horas da discussão todos aquelles Ulustres Deputados, que o não recebem em casa.

Ora, Sr. ^Presidente , mas qual e' o caso, de que se tracla ? E o caso de se fazer uma lei benéfica, e de se prorogar um praso para se pagar por uma fórrna inteiramente favorável dividas á fazenda publica: bastava este caso simples por nua natureza, tracia-se de fazer um favor , um beneficio para o illustre Deputado, (que de certo já leu ou ha de ler lido o projecto, e senão eu lhe faço presente do Diário para o ter diante de si) para estar habilitadíssimo para entrar na discussão. Voto por consequência contra o adiamento.

O Sr. J. M. Grande:—Sr. Presidente, eu não sei se o projecto e'simplicíssimo ou complicadíssimo, porque ainda o não li, porque ainda o não meditei, e porque não sei improvisar sobre as cousas — e rnal de quem improvisa em objectos de legislação ! " E simplicíssimo » (diz o Sr. Deputado) outros poderão achal-o muito complicado. (Uma voz : — Ninguém). Eu não sei se e simplicíssimo, nerei se e' complicadíssimo , porque ainda o não vi. u Mas a Gamara (diz o Sr. Deputado) não tem outra cousa em que funccionar» Pois se o Sr. Deputado que rne censurou por eu não estar aqui hontem , quando eu já havia declarado, que tinha estado legitimamente impedido, se o Sr. Deputado como membro das Cominissões de legislação e fazenda tivesse dado um parecer, que lhe foi commetlido ha tanto tempo sobre a lei eleitoral, a Camará teria em que funccionar. (apoiados)

O Sr. Presidente?— Isso é inteiramente fora da ordem.