O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 7 DE MAIO DE 1888

Presidencia do exmo. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios os exmos. Srs.

Francisco José de Medeiros
Francisco José Machado

SUMMARIO

Um officio do ministerio da guerra, acompanhando alguns exemplares de contas do mesmo ministerio e dois do ministerio da marinha satisfazendo á requisição de alguns documentos feita pelo sr. deputado Ferreira de Almeida. - Representação da camara municipal de Guimarães, apresentada pelo sr. Franco Castello Branco. - Um requerimento de interesse publico mandado para a mesa pelo sr. Ruivo Godinho, e outro de interesse particular apresentado pelo sr. Alves Matheus. Justificação de faltas do sr. Guilherme de Abreu. - O sr. Franco Castello Branco pede ao governo providencias para que seja removido o deposito de dynamite existente em Alcanena. Resposta do sr. ministri das obras publicas. - O sr. Ruivo Godinho refere-se á projectada mudança da estação do caminho de ferro de Castello Branco e a diversos factos, que considera abusivos, praticados pelos empreiteiros do mesmo caminho de ferro. Responde-lhe o sr. ministro das obras publicas.- Apresenta um projecto de lei o sr. Alfredo Pereira. - O sr. Arouca dirige algumas perguntas sobre diversos assumptos ao sr. ministro das obras publicita, que lhe responde a seguir.

Na ordem do dia continua a interpellação ácerca das obras do porto de Lisboa, e nua da palavra largamente em favor do parecer da commissão de inquerito o sr. Laranjo. - O sr. presidente do conselho indica a hora em que Sua Magestade recebe, no dia immediato, a deputação que tem de levar á assignatura regia alguns autographos. - O sr. Pereira dos Santos apresenta uma moção da ordem e combate o parecer da commissão de inquerito ácerca da adjudicação das obras do porto de Lisboa, ficando com a palavra reservada para a sessão seguinte. - O sr. presidente nomeia a deputação que tem do levar autographos á assignatura regia. - O sr. Arroyo pede ao sr. ministro do reino que compareça na sessão immediata antes da ordem do dia, para lhe dirigir algumas perguntas, e insta pela remessa de uns documenta que requerei, pelos ministerios do reino e das obras publicas. Responde o sr. presidente do conselho ao orador precedente e ao sr. Franco Castello Branco. - Levanta-se em seguida a sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada 44 srs. deputados. São os seguintes: - Albano de Mello, Alfredo Brandão, Guimarães Pedrosa, Simões dos Reis, Hintze Ribeiro, Santos Crespo, Miranda Montenegro, Augusto Ribeiro, Lobo d'Avila, Elizeu Serpa, Emygdio Julio Navarro, Madeira Pinto, Feliciano Teixeira, Firmino Lopes, Francisco de Barros, Francisco Machado, Francisco Ravasco, Frederico Arouca, Candido da Silva, João Pina, Franco de Castello Branco, João Arroyo, Menezes Parreira, Teixeira de Vasconcellos, Sousa Machado, Correia Leal, Alves Matheus, Silva Cordeiro, Simões Ferreira. Alves de Moura, Ferreira Galvão, Ruivo Godinho, Abreu Castello Branco, José de Napoles, José Maria de Andrade, Rodrigues de Carvalho, José de Saldanha (D.), Santos Moreira, Julio Graça, Julio de Vilhena, Poças Falcão, Marianno Presado, Pedro Victor e Vicente Monteiro.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Serpa Pinto, Mendes da Silva, Alfredo Pereira, Anselmo de Andrade, Alves da Fonseca, Antonio Castello Branco, Baptista de Sousa, Oliveira Pacheco, Antonio Centeno, Antonio Villaça, Ribeiro Ferreira, Pereira Borges, Moraes Sarmento, Antonio Maria de Carvalho, Pereira Carrilho, Barros e Sá, Augusto Fuschini, Victor dos Santos, Barão de Combarjua, Bernardo Machado, Conde de Villa Real, Eduardo José Coelho, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Fernando Coutinho (D.), Freitas Branco, Castro Monteiro, Francisco Matoso, Francisco de Medeiros, Lucena e Faro, Soares de Moura, Severino de Avellar, Guilhermino do Barros, Sá Nogueira, Pires Villar, Cardoso Valente, Izidro dos Reis, Dias Gallas, Santiago Gouveia, Vieira de Castro, Rodrigues dos Santos, Alfredo Ribeiro, Joaquim da Veiga, Oliveira Martins, Jorge de Mello (D.), Avellar Machado, Barbosa, Colen, José Castello Branco, Eça de Azevedo, Dias Ferreira, Elias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, Figueiredo, Mascarenhas, Ferreira Freire, Oliveira Matos, Abreu e Sousa, Julio Pires, Lopo Vaz, Mancellos Ferraz, Vieira Lisboa, Bandeira Coelho, Manuel Espregueira, Manuel José Vieira, Brito Fernandes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Marianno de Carvalho, Martinho Tenreiro, Miguel da Silveira, Miguel Dantas, Pedro Monteiro, Estrella Braga, Visconde da Torre e Consiglieri Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Guerra Junqueiro, Sousa e Silva, Campos Valdez, Antonio Candido, Antonio Ennes, Gomes Neto, Tavares Crespo, Mazziotti, Fontes Ganhado, Jalles, Augusto Pimentel, Conde de Castello de Paiva, Conde de Fonte Bella, Eduardo de Abreu, Elvino de Brito, Matoso Santos, Almeida e Brito, Francisco Beirão, Fernandes Vaz, Gabriel Ramires, Guilherme de Abreu, Sant'Anna e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Baima de Bastos, Souto Rodrigues, Oliveira Valle, Joaquim Maria Leite, Jorge O'Neill, Amorim Novaes, Pereira de Matos, Ferreira de Almeida, Guilherme Pacheco, Vasconcellos Gusmão, Alpoim, Barbosa de Magalhães, José Maria dos Santos, Simões Dias, Pinto Mascarenhas, Santos Reis, Luiz José Dias, Manuel d'Assumpção, Manuel José Correia, Matheus de Azevedo, Pedro de Lencastre (D.), Sebastião Nobrega, Dantas Baracho, Visconde de Monsaraz, Visconde de Silves e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio da guerra, acompanhando cento e oitenta exemplares das contas d'este ministerio, relativas á gerencia de 1886-1887 e ao exercicio de 1885-1886.

Á secrataria.

Do ministerio da marinha, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, copia da acta em que se acha exarado o parecer do conselho do trabalhos do arsenal da marinha, relativamente ás antigas caldeiras do couraçado Vasco da Gama, e bom assim copia do orçamento para construcção de novas caldeiras para o mesmo navio.

Á secretaria.

Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Ferreira de Almeida, copia dos contratos das obras e reparações do couraçado Venço da Gama e da corveta Mindello.

Á secretaria.

REPRESENTAÇÃO

Da camara municipal do concelho de Guimarães, apoiando o projecto de lei do sr. deputado Franco Castello Branco, para a conservação da collegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Apresentado pelo sr. deputado Franco Castello Branco, enviada ás commissões de negocios ecclesiasticos, fazenda e

80