O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

809

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

se, declaro a v. ex.ª que não só dentro d'esta casa pelo respeito ao juramento que prestei, mas fóra d'ella e em toda a parte, tanto por convicção e em principio, como pelos dictames do bom juizo e pela observação da nossa sociedade e pela experiencia de outras nações, eu quero e desejo igualmente que no meu paiz se conserve a monarchia constitucional.

Não posso de certo, como o sr. Telles de Vasconcellos, apresentar aos meus collegas, nem allegar em meu favor, a notavel garantia e segura prova de ter sido guarda nacional em 1846 ou 1848, e d'essa falta tenho sincero pezar, que humildemente confesso. Apresento porém outras provas dos meus sentimentos, dos quaes creio que ninguem duvida (apoiados), e dos quaes de certo ninguem tem direito para com algum fundamento duvidar.

Na minha vida publica tenho dado todas as provas possiveis, e se não são muitas, é porque para mais se me não tem proporcionado ensejo. Creio que me é licito allegar tambem as tradições de familia (apoiados). As duas casas que eu hoje represento, ambas ellas se sacrificaram pela conquista da liberdade da patria, e para pelejar a favor da legitimidade do throno. A minha familia tomou parte em todas as lutas da liberdade, e para a conquistar empenhou-se espontaneamente em todos os sacrificios (apoiados).

Posso ir mais longe: meu avô paterno morreu na cadeia, victima da perseguição contra os liberaes; meu avô materno vive ainda, mas os seus padecimentos e uma bala no corpo ha quarenta annos attestam hoje, e attestarão em quanto elle viver, de um modo visivel e irrecusavel, o seu patriotismo e a sua dedicação (apoiados). Meu pae e meu tio pelejaram com distracção no cerco do Porto (apoiados) pela actual dynastia e em favor da liberdade. Ambas as casas estiveram confiscadas, e seus donos pagaram renda para habitarem nas propriedades que eram suas! Quem representa estas tradições, não as desmente nem as renega sem desmentir e renegar a propria dignidade do seu nome (muitos apoiados).

Eu devo confessar, ou antes tenho verdadeiro e legitimo orgulho em poder affirmar, que todos aquelles de quem descendo, e que honraram os meus appellidos de familia, nunca se distinguiram pela brandura do animo, nem se tornaram recommendaveis em tempo algum pelas suas disposições ao servilismo. Todos se distinguiam pela força da paixão nas lutas politicas, travadas a favor da liberdade do homem e da felicidade da patria (apoiados). Era virtude então, chamava-se esforço e coragem, o que hoje é crime e constitue motivo para prisão preventiva, n'este systema liberal, inventado e executado, com fundamento nas portarias de 1845, pelos delegados do sr. marquez d'Avila e de Bolama! (Muitos apoiados.)

Havia de ser realmente curioso ver estes homens prestantes, que nunca se apaixonam, e que sempre tratam tão friamente de todas as cousas publicas, encarregados de pelejarem elles sós com os seus notaveis distinctivos no cerco do Porto e nas lutas da liberdade, em que se conquistaram e fizeram triumphar estes principios, que todos nós hoje gosâmos, e de que nos quer espoliar, estabelecendo precedentes funestos, o sr. marquez d'Avila e de Bolama! Se este paiz fosse exclusivamente composto d'esses homens, que nunca se apaixonam, porque o calculo e o interesse lhes transformam o temperamento, podia dizer-se que até o sr. marquez d'Avila imperaria absolutamente aqui, como podia imperar em Bolama ou em Bujagoz, rodeado de servos submissos e de cortezãos complacentes (apoiados). É licito esperar que a patria não desça a tal abatimento.

Ha, felizmente, homens que se apaixonam, cidadãos que velam pela manutenção dos fóros da liberdade, e que não só se exaltam, mas depressa se revoltariam contra toda a tyrannia. Estes sentimentos não são exclusivos da minha ou de outra familia; são de todo o paiz e de todas as familias (apoiados). Se o opprimirem, depressa verão o resultado, e eu poderia responder principalmente por toda a minha provincia, que se ergueria, como em outras epochas, sempre que fosse

preciso recorrer ás armas, para não deixar perder a liberdade que tantos sacrificios custou. Se o norte do reino é quasi sempre o primeiro a dar o exemplo, as outras provincias não tardam a imita-lo.

E creio que até o sr. marquez d'Avila e de Bolama se convencerá facilmente de que quem está habituado a lutar e a sacrificar-se para combater e derrubar tyrannias serias e terriveis, pela força que representam e pelos meios que empregam, não póde hesitar em lutar tambem para destruir uma tyrannia que ao menos, por emquanto, longe de ser terrivel e assustadora, não sei se lhe possa chamar apenas comica, e assim a designarei, se v. ex.ª me permitte a expressão, aliás retiro-a, mantendo a idéa que não sei exprimir por diversa fórma.

O paiz quer a liberdade, a ordem, a força da lei, mas só da lei, igual para todos, e todas estas aspirações se realisam e devem realisar na monarchia representativa.

Estas declarações devem ser feitas por todos os partidos, e cumpre mesmo que as façam explicitas e claras no parlamento, para que se não deixe ensejo nem pretexto a intrigas mesquinhas e vis, que na historia das monarchias algumas vezes têem produzido funesto effeito (apoiados).

Eu reputo util que todos se acautelem contra a possibilidade de serem apresentados os seus partidos como ameaça permanente á monarchia e á dynastia. Sabe-se que alguns são denunciados ao poder moderador como anarchistas, communistas e petrolistas. Por mim respondo eu, e nunca consentirei que se me attribuam outras idéas alem das que eu proclamo e sustento, definindo-as com a clareza sufficiente para que todos as conheçam e possam apreciar. Eu digo o que quero, e se quizesse cousa diversa, se professasse idéas differentes, eu as proclamaria sem a menor hesitação (apoiados). Sou liberal nos termos em que o deixo declarado. Prefiro praticamente a todos os systemas conhecidos o systema monarchico-representativo, como a nossa lei fundamental o estabeleceu. Actuam soberanamente no meu espirito, a favor da monarchia constitucional, todas as tradições de familia, a que me referi, e que são como religiosas para a alma de um homem que em si respeita e preza a memoria dos seus (apoiados); e actuam igualmente, com não menor força, e no mesmo sentido, todas as considerações e todos os argumentos, que a propria rasão me suggere, sempre que penso e medito, conforme m'o consentem os limitados recursos de uma intelligencia inferior, nas lições da historia e nos exemplos de outros paizes, considerando simultaneamente as circumstancias geraes da Europa e as especiaes do nosso povo, a sua indole, o seu estado de civilisação e de instrucção, e principalmente os seus habitos e costumes politicos. Ainda que eu em theoria tivesse idéas republicanas as mais exaltadas, bastava-me o simples juizo para as desvanecer completamente como sonhos irrealisaveis. O senso commum não consente, a quem tem juizo, persuadir-se que basta mudar as instituições para realisar as suas aspirações e para ter na pratica o que em theoria o seduz. Das cogitações do espirito humano á realidade das cousas vae larga distancia, e o philosopho que no remanso do seu gabinete de estudo facilmente previne todas as objecções e resolve todas as difficuldades theoricas, ver-se-ía embaraçado na execução pratica, e succumbiria sem duvida perante as primeiras difficuldades que lhe oppõe a sociedade, não preparada para receber os seus suppostos beneficios, ou adversa ás reformas com que intempestivamente ou contra a sua vontade quizesse dota-la á força, ainda que sempre em nome da liberdade. É assim que a França duas vezes conseguiu, e não só conseguiu, mas solicitou e agradeceu, largos annos de despotismo em troca de duas rapidas experiencias de supposta republica, a qual se manifestou principalmente pelos horrores, excessos e violencias da anarchia, que sempre acompanha, com mais ou menos força e com duração mais ou menos larga, a transição rapida e violenta de um para outro systema de governo (apoiados). Para trocar a monarchia liberal pelo