O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 2

EM 12 DE ABRIL DE 1905

Presidencia do Exmo. Sr. Antonio Candido Ribeiro da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMAEIO.- Leitura e approvação da acta -Expediente.- O Digno Par Bispo-Conde de Coimbra advoga a necessidade de melhorar as congruas parochiaes. Responde a S. Exa. o Sr. Ministro da Justiça.- Entram na sala, prestam juramento e tomam assento os Exmos. Srs. Antonio Villaça, D. Antonio de Lencastre, Augusto José da Cunha, Dias Costa, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Ressano Garcia, D. Jorge de Mello, Alpoim, Poças Falcão, e Fonseca Araujo.- E eleita a commissão de resposta ao Discurso da Coroa.- Os Srs. Ministros da Marinha, Obras Publicas, Justiça, Reino e Guerra enviam para as mesa propostas que teem por fim permittir que varios Dignos Pares dependentes dos mesmos Ministerios e d<_ pede='pede' legislativas.='legislativas.' perseguição='perseguição' victimas='victimas' pelo='pelo' algumas='algumas' requerimentos='requerimentos' carvalho='carvalho' lei='lei' proximo='proximo' ordem='ordem' paredes='paredes' s.='s.' pouco='pouco' dia.='dia.' como='como' baracho='baracho' querendo='querendo' ribeiro='ribeiro' ao='ao' sousa='sousa' as='as' ministro='ministro' municipal='municipal' pedindo='pedindo' domingo.='domingo.' lisboa.='lisboa.' quaesquer='quaesquer' dos='dos' eleição='eleição' logrem='logrem' seguida='seguida' encerra-se='encerra-se' documentos='documentos' providencias='providencias' campos='campos' a='a' estangeiros='estangeiros' foram='foram' governo.-='governo.-' e='e' funcções='funcções' comparecimento='comparecimento' sebastião='sebastião' o='o' p='p' digno='digno' manda='manda' possam='possam' da='da' reino.='reino.' com='com' hintze='hintze' de='de' replica='replica' comparencia='comparencia' accumular='accumular' tempo='tempo' bem='bem' do='do' negocios='negocios' estrangeiros='estrangeiros' mesmo='mesmo' conclue='conclue' aquelle='aquelle' tambem='tambem' prepotencias='prepotencias' realizar-se='realizar-se' liberdade='liberdade' sessão='sessão' ali='ali' par='par' administrador='administrador' reino='reino' vouzella.='vouzella.' em='em' immediata='immediata' praticadas='praticadas' fazenda='fazenda' sr.='sr.' _-='_-' concelho='concelho' ás='ás' na='na' imprensa.-='imprensa.-' ministro.='ministro.' designa-se='designa-se' joão='joão' que='que' no='no' evitar='evitar' henrique='henrique' arroyo='arroyo' responde='responde' trata='trata' exa.='exa.' para='para' mesa='mesa' respectiva='respectiva' jornaes='jornaes' solicitando='solicitando' dois='dois' contra='contra' deve='deve' allude='allude' refere-se='refere-se' á='á' teixeira='teixeira' apresentando='apresentando' irregularidades='irregularidades' assumpto='assumpto' moraes='moraes' esclarecimentos.-='esclarecimentos.-' exercem='exercem' considerações='considerações' ha='ha'>

Pelas 2 horas e tres quartos da tarde, verfficando-se a presença de 40 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada a acta da sessão antecedente.

Assistiram á sessão os Srs. Ministros do Reino, Obras Publicas, Guerra, Marinha e Justiça.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Sr. Conselheiro Moraes Carvalho, presidente da Junta do Credito Publico, remettendo 200 exemplares do relatorio e contas da gerencia da anno economico de 1903-1904 e do exercicio de 1902-1903.

Mandaram-se distribuir.

Officio do Sr. Ministro da Fazenda, satisfazendo um pedido de documentos, apresentado pelo Digno Par Teixeira de Sousa.

Á secretaria.

Outro da mesma procedencia, satisfazendo um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

Á secretaria.

Officio do Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, accusando a recepção do officio em que lhe era participada a organisação da mesa d'esta Camara.

Para o archivo.

Officio do Sr. Ministro do Reino, remettendo 80 exemplares do orçamento das receitas e despesas do fundo da instrucção primaria, para o exercicio de 1905.

Mandaram-se distribuir.

Officio do Sr. Ministro do Reino, accusando a recepção do officio em que lhe era communicada a organisação da mesa d'esta Camara.

Para o archivo.

Officio do Sr. Ministro do Reino, respondendo a um requerimento feito pelo Digno Par Sebastião Baracho.

Á secretaria.

Outro da mesma procedencia, satisfazendo um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

Á secretaria.

Outro da mesma procedencia, respondendo a um pedido do Digno Par Teixeira de Sousa.

Á secretaria.

Officio da presidencia da Camara dos Srs. Deputados, participando achar-se definitivamente constituida aquella Camara.

Para o archivo.

O Sr. Bispo Conde de Coimbra: - (O discurso de S. Exa. é publicado na integra, em appendice a esta sessão}.

O Sr. Ministro da Justiça (José de Alpoim): - Com o mais vivo agrado acaba de ouvir a palavra, sempre luminosa e eloquente, do Sr. Bispo Conde, que entre os Principes da Igreja portugueza occupa um logar proeminente, e que, sempre zeloso dos interesses da Igreja, jamais pretendeu conculcar os interesses do Estado.